Petrobras patrocina Festival Internacional de Cinema de Macaé

Mostra acontece entre 17 e 22 de novembro

http://www.jornalorebate.com.br/450/f1.gif
Tolerância Zero

Cerca de 60 curtas-metragens regionais, nacionais e até internacionais participarão da 4a edição MACAÉ CINE - Festival Internacional de Cinema de Macaé, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro. Além da exibição de filmes, os amantes da sétima arte vão poder participar de palestras, workshops, debates e outras atividades gratuitas.

O evento este ano tem parcerias e apoios importantes como a Rio Film Comission, CiaRio - Centro de Infraestrutura Audiovisual do Rio, Academia Brasileira de Cinema, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival Cine Latino-americano de La Plata, entre outras, reafirmando o espaço da cidade no mapa dos grandes eventos de cinema do país. Filmes já premiados em festivais nacionais e internacionais foram especialmente escolhidos pela curadoria do festival para garantir a qualidade das exibições.

http://www.jornalorebate.com.br/450/f2.gif
Sexo, Birita e Bolero

As mostras serão apresentadas no Teatro Municipal de Macaé, Rinha das Artes, além de exibições especiais em outros locais a ser definidos. Os curtas, dos mais variados gêneros, estão divididos em quatro categorias: Mostra Visões Macaenses e Lagos, com dez curtas regionais, Mostra Panorama Nacional (Competitiva e Seleção Especial), com 35 filmes; Mostra Internacional Sem Fronteiras, com 10 curtas de países como Alemanha, França, Iraque e Portugal e Mostra Animada, com filmes infantis.

Nos elencos dos filmes estão Thaila Ayala, Paulo Vilhena, Malvino Salvador, Eron Carneiro, Fabrício Boliveira, Tuca Andrada, Bárbara Borges, Anselmo Vasconcelos, Emiliano d`Ávila e outras figuras carimbadas da televisão e do cinema brasileiros. Este ano, o festival dedicará parte de sua programação ao debate da inclusão social, com a exibição do filme “Marcelo”, da diretora Jéssica Lopes, seguida de palestra com auxílio de intérprete de Libras. Não há recomendação de faixa etária para os curtas infantis. Para os demais, a classificação indicativa é 18 anos.

Entre os filmes escolhidos, o diretor geral do Macaé Cine, João Rocha, destaca na programação o polêmico “Flerte”, de Hsu Chien, e “Filho do Crime”, de Daniel Guivelder, ganhadores do Prêmio de Melhor Curta no Los Angeles Brazilian Film Festival; "O Filme de Carlinhos", a megaprodução "Tolerância Zero", “Cine Centímetro”, de Dannon Lacerda; e os estrangeiros “I am Sami”, dirigido por Kae Bahar, "Love at First Sight" (Amor à Primeira Vista) e "Acabo de Tener un Sueño", ganhador de mais de nove prêmios internacionais. Na mostra regional, concorrem filmes como “Sexo, Birita e Bolera”, do diretor Reynaldo Lisboa, e “Os Bamba”, de Rafael Costa e Juliette Lizeray.

http://www.jornalorebate.com.br/450/f3.gif
O filme de Carlinhos

“Desde a primeira edição, o Festival Internacional de Cinema de Macaé conseguiu crescer bastante e ganhar visibilidade. Para este ano, apostamos em filmes que já passaram por importantes festivais de cinema mundo afora, muitos deles premiados. Tudo começou com o sonho de um jovem macaense de 19 anos, idealizador do festival, que faleceu no ano seguinte. Hoje lutamos para dar continuidade ao único festival audiovisual da cidade e fico feliz em saber que é um evento que já entrou para o calendário cultural da região”, disse João Rocha, citando o idealizador do Macaé Cine, Thales de Moraes.

Premiação - O festival oferecerá um prêmio em R$ 5.000 em locações de equipamentos e serviços no CiaRio para quem levar o troféu de melhor direção. Já os curtas-metragens vencedores das outras categorias, serão exibidos no Porta Curtas, o maior portal nacional de exibição de filmes na internet, além de serem enviados em 2015 para competir no Los Angeles Brazilian Film Festival. Prêmios eventuais em dinheiro poderão ser divulgados ao longo do festival.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS