Crooks de Carbono: um novo documentário sobre o comércio de carbono

Um novo documentário, "Crooks de Carbono", será transmitido em 09 de setembro de 2013 na Dinamarca. O filme é dirigido por Tom Heinemann e documentos do fracasso do comércio de carbono para combater as alterações climáticas e investiga algumas das fraudes nos mercados de carbono.
Um trailer do filme foi lançado, e isso parece ótimo. A primeira entrevista no trailer é com Daniel Butler, que era um comerciante de carbono entre 2004 e 2011. Ele quebrou a história sobre o roubo de 10.000.000 € no valor de licenças de emissão da União Européia (EUAs) de registro de carbono da República Checa, em janeiro de 2011. "Nos primeiros dias foi um bom negócio. Eu poderia fazer cerca de € 50.000 em cinco minutos ", diz Butler.
A equipe de documentário também entrevistas Ritt Bjerregaard, Comissário da UE que estava em Kyoto, em 1997, como parte da equipa da UE negociar o Protocolo de Quioto. A entrevista está disponível aqui (em dinamarquês). Bjerregaard explica que a UE teria preferido um imposto sobre o carbono, juntamente com orientações sobre a redução das emissões e remoção de algumas usinas de energia movidas a carvão. "Foi uma tentativa de mudar a nossa maneira de usar a nossa energia", diz ela na entrevista.
Mas não era para ser. Al Gore levou a equipe de negociação dos EUA e empurrou o comércio de carbono no Protocolo de Kyoto. Mais de 15 anos depois de Kyoto, os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera são maiores do que nunca. Bjerregaard comentários,
"Embora eu só tenho o meu conhecimento da mídia, é claro que nosso ceticismo sobre o sistema de mercado provou ser correta. O problema é que o mundo é tão dependente da energia, não há desejo de mudar nada. Aparentemente não deve ser verdadeiramente grandes desastres, a fim de obter as mudanças necessárias. "
O documentário examina o crime nos mercados de carbono. Marius-cristã Frunza é professor na Sorbonne e Universidade Dorphine. Ele escreveu um livro intitulado "Fraude e Mercados de Carbono" (que REDD-Monitor será rever nas próximas semanas). Ele ressalta que,
"Se você quiser fazer o crime e você quer ser rápido e indetectável, o carbono é um dos candidatos perfeitos."
Estou muito ansioso para ver mais da próxima parte do trailer. Dois homens estão andando por uma rua em um tijolo construído conjunto habitacional, presumivelmente na Dinamarca. Um deles está falando:
"Quem é Mirza Ghalib? Ele é o poeta nacional da Índia. Da Índia HC Andersen e também seu contemporâneo. Ele morreu em 1869. Mas está registrado como um comerciante de carbono neste endereço. "
O documentário também analisa projetos que geram créditos de carbono no Sul global. Nas fábricas "sem fumaça" em Bangladesh, onde o ar é tão ruim a equipe de filmagem dificilmente pode respirar. E filtros de purificação de água que foram entregues no Quênia, supostamente para reduzir a quantidade de lenha usada para ferver água, mas que poucas pessoas realmente usam.
Há também uma entrevista com o comissário de Meio Ambiente da UE, Connie Hedegaard. A entrevista está disponível aqui (em dinamarquês). Hedegaard ainda é a favor do comércio de carbono e argumenta que Kyoto é um sucesso ", porque a alternativa teria sido pior".
"Eu realmente acho que a Europa foi para casa e implementado o que foi acordado em Kyoto, e tem sido demonstrado que têm um efeito. Nós estamos mais avançados do que de outra forma teria vindo - mesmo se há muitos problemas no sistema ".
Mas, como Kevin Anderson, Professor na Universidade de Manchester aponta,
Muitos bilhões, possivelmente, até mesmo centenas de bilhões de libras de carbono está sendo negociado. Isso não tem nada a ver diretamente com a mudança climática.
Aqui está o trailer. Se você estiver na Dinamarca, você pode vê-lo no dia 9 de setembro de 2013. Se não, você pode comprá-lo através do site do documentário . Eu vou escrever uma resenha do documentário, assim como eu tenho uma cópia.

Assista o trailer no site REDD Monitor.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS