Novo prefeito de Macaé que se elegerá com mais de 60% dos votos também não tem política antirracista em relação aos negros e indígenas

Depois de 35 anos de dominação de uma burguesa, branca e racista-maldisfarçada oligarquia local, o povo trabalhador em Macaé vive um frisson porque as eleições do dia 07 próximo vão consagrar nas urnas, a mudança na Chefia do Poder Executivo. Para tanto, dá-se como certa a eleição do candidato da oposição burguesa a prefeito, o deputado federal doutor Aluizio (PV) com mais de 60% dos votos. Ainda mais porque o vice é o único digno entre os 12 vereadores, Danilo Funke (PT). Essa eleição será um plebiscito: O povo trabalhador votará contra a burguesa oligarquia. Porém, atenção: Conforme o atual Riverton Mussi (PMDB) o novo prefeito não tem política antirracista em relação aos negros e indígenas.
Assim, usando a errônea política de colaboração de classes sociais que o PT lhe propicia, a candidatura do arrependido aliado verde da burguesa oligarquia local juntou além do PV e o PT, o PC do B, o PPL, o PSC e o PHS. Até o marketing da coligação é o mesmo de um movimento interno petista “Coragem para Mudar”.

Daí é natural que o plano de governo seja baseado na administrativista política nacional praticada pelo PT desde 2003 durante os dois mandatos do ex-presidente Lula e no atual da presidenta Dilma, cujos apelidos são governos de coalizão. O que em outras palavras significa governar junto e muito mais para a burguesia que para o povo trabalhador.
Para ter-se ideia, o plano de governo da coligação “Coragem para Mudar” encabeçada pelas candidaturas a prefeito de doutor Aluizio (PV) e a vice do vereador Danilo Funke (PT) foi impresso em cores, tendo capa verde-amarela. Neste impresso de plano de governo com cerca de 60 páginas foram listadas 11 questões: 01 (Mensagem do candidato a prefeito com duas páginas, sendo que em uma delas tem uma foto do deputado federal verde doutor Aluizio), 02 (Macaé nos dias de hoje também com duas páginas) 03 (Macaé 2022 com sete páginas com 21 itens: Planejamento – Agropecuária - Desenvolvimento Agrário - Pesca - Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Ciência e Tecnologia). Continua.
Também é da questão nº 03: Trabalho – Desenvolvimento Social – Educação – Cultura – Esporte – Saúde – Direitos Humanos – Juventude – Mulheres – Energia – Portos – Cidades – Comunicações – Meio Ambiente – Comunicação Social. Atenção: Diferentemente dos apelidados governos de coalizão liderados pelo ex-presidente Lula e atualmente pela presidenta Dilma das políticas assistencialistas, paternalistas e de piedades racialistas (baseadas na ideologia e ou crença fundamentalistas na existência de ‘raças’ na espécie humana) em relação aos negros e indígenas, nesse plano de governo não tem nada acerca do que seriam corretas, específicas, estratégicas e imprescindíveis políticas antirracistas.
Em tal impresso de plano de governo há somente na página 17 ladeando uma foto de plantação, outras duas, sendo de uma mulher loura e de uma menina negra. Por sua vez, na questão nº 04 do plano de governo com quatro páginas o item é (A Cidade do Futuro e Atributos do Desenvolvimento). A questão nº 05 é (Saúde e Meio Ambiente – propostas para uma cidade saudável) com seis páginas. A questão nº 06 é (Segurança Pública – propostas para uma cidade mais segura) com quatro páginas. A questão nº 07 é (Habitação – propostas para uma cidade com moradia digna) com quatro páginas. A questão nº 08 é (Educação Como Prioridade) com quatro páginas. A questão nº 09 é (Mobilidade, Esporte, Turismo e Cultura) com 10 páginas.
A questão nº 10 do plano de governo é (Desenvolvimento – propostas para uma cidade produtiva) com sete páginas. A questão nº 11 é (Gestão Pública – propostas para uma cidade com gestão pública profissional e eficiente) com quatro páginas. Assim como a capa, a contra capa do impresso do programa de governo traz a logomarca da candidatura a prefeito da coligação “Coragem Para Mudar” na qual a chapa tem em obvio destaque o nome doutor Aluizio com seu número eleitoral, o nome do vice o vereador Danilo Funke e o correspondente endereço eletrônico de campanha http://www.draluizio43.com.br.

*jornalista – é militante da corrente interna petista Esquerda Marxista (EM-PT) onde integra o diretório municipal em Macaé.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS