PRECISA SE DE SONHADORES

Fazendo uma análise panorâmica das sociedades e culturas do século passado é possível listar um grande número de pensadores e idéias, iguais em alguns aspectos e divergentes em outros. Entre eles muitos pensadores conhecidos como Marx, Rousseau, Maquiavel, etc. Mas hoje, quantas pessoas você pode considerar "um pensador"? Quantas pessoas hoje possuem o que se pode chamar de paixão pelo conhecimento ou amor por um ideal?
É preciso enxergar que a nossa sociedade atual está carente de sonhadores. Sim, sonhadores! Pode parecer estranho, mas não se pode formar pensadores sem antes formar os sonhadores, e estes, meu caro leitor, são os mais difíceis de serem formados.
Há uma grande parcela da população que ainda sofre com o que podemos chamar de "Mal do Conformismo" ou "Síndrome da falta de Perspectiva". Esse mal não é uma doença genética, mas sim contagiosa. Ela é transmitida através da bactéria da falta de informação, da degradação de valores, da banalização do descaso e da falta de humanidade.
Essa constatação pode parecer exagero .Mas não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas desestimuladas e sem perspectiva de vida. Basta visitar uma comunidade carente de nossa cidade. E esse tipo de "mal" é ainda mais grave quando atinge a juventude, a idade "berçário" dos sonhadores. Che Guevara já dizia: " É impossível ser jovem e não ser revolucionário". Mas a maioria da nossa juventude não tem optado por uma revolução saudável que é gerada através dos sonhos, mas sim uma revolução macabra que é originária da ilusão do consumismo capitalista.
É preciso que você, caro leitor, entenda que a própria sociedade cria seus assassinos, pois os mesmos jovens que portam um fuzil são aqueles que desejam o novo tênis do Comercial da Nyke, o novo Modelo de Motocicleta da Honda.E isso é fruto da implantação de um "consumismo exagerado".
O ato de sonhar é composto de várias etapas, primeiro ele precisa nascer de uma idéia já existente ou da constatação de uma observação, ou seja precisa de um estímulo, um embrião. Será que nossa sociedade tem oferecido "embriões" às mentes jovens?
A preocupação em formar sonhadores não é só para tornar esse texto um pouco Lírico, ela é real. Pois se essa grande parcela da nossa sociedade continuar ignorando a possibilidade de existência de uma vida melhor para todos, continuar na conformidade, sem desejar conhecimento, repetindo sempre os mesmos clichês, corre se o risco de não haver novos pensadores para o Futuro.
Meu objetivo nessa coluna no Jornal O Rebate é falar sobre alguns um dos pensadores da História da Humanidade e se quando possível transportar seus conhecimentos e aplicar suas idéias no cotidiano da nossa sociedade macaense. Independente do modo de como pensavam, concordando ou não com suas idéias, o objetivo é fazer pensar e refletir. Assim, eu acredito estar oferecendo pequenos embriões às mentes de futuros Renomados pensadores macaenses, porque esse é o meu SONHO!

Jenifer da Silva Maciel
@jeninhamaciel

______________________
Nota da Redação:
Jenifer ou Jeninha como é conhecida pelos íntimos, é uma jovem de 20 anos, professora da rede municipal de Macaé, estudante de Administração Pública da Uff e uma idealista política. Desde os 14 anos já demonstrava sua militância política na formação de Grêmios nas escolas onde estudou. No Colégio Estadual Luiz Reid, onde se formou em Professora, defendeu e lutou pela refundação da Federação dos Estudantes de Macaé, o que ainda considera ser um objetivo a ser alcançado em beneficio e apoio às lutas estudantis macaenses.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS