Amigos ou Vampiros - Eis a toca do coelho

Esta semana resolvi escrever sobre AMIZADE ou a falta dela.
Na minha adolescência acreditava que eu tinha muitos amigos, mas meus pais sempre me alertaram que amigos contam-se nos dedos da mão. Nunca concordei e achava que comigo seria diferente...
Ao longo da minha vivência percebi que é exatamente como meus pais diziam.
Um pouco antes de completar 30 anos, algumas coisas foram mudando na minha forma de pensar, agir e sentir e coisas que antes nunca havia parado para analisar começaram a fazer sentido para mim, uma delas foi a AMIZADE na sua essência real.
Hoje vejo que me aproximar dos 30 anos, não era somente me tornar uma balzaquiana (com todo orgulho, diga se de passagem), mas também o momento que parei para (re) avaliar todos e tudo a minha volta e comecei agir como uma grande peneira. Foi a fase que comecei a observar o que vale a pena na vida e se valer a pena permanece ao meu lado ou então, é chegada a hora de abandonar sem constrangimento.
A verdade é que minha vida só mudaria se eu mudasse, então resolvi mudar!
Meu primeiro passo foi analisar as pessoas a minha volta e essa tarefa me fez notar que AMIGOS eram poucos, o que eu mais tinha por perto eram VAMPIROS.
Defino como vampiros pessoas que se aproximam de mim com o intuito de explorar, sugar de todas as formas o que é meu por direito e por poder, incluindo minha energia vital e desaparecem quando conseguem o que querem, quando não há mais nada a ser sugado.
No início analisar as pessoas e situações como elas são foi uma tristeza sem fim, pois percebi que passei grande parte do meu tempo acreditando nas pessoas e nas situações como elas deveriam ser, mas não é bem assim que a banda toca...
Então chegou o momento de ir mais fundo na toca do coelho e quando cheguei nessa intensidade me deparei com atitudes e comportamentos que antes não eram visíveis aos meus olhos, exatamente porque a inocência foi minha primeira companhia até o momento que se eu comecei aprender a viver.
Hoje vejo que a maioria das pessoas que eu considerava amigas eram as que mais me vampirizavam.
Cuidado: Não deixe que esses vampiros confundam sua bondade com a possibilidade de você ser uma pessoa BOBA. E por muito tempo a minha bondade me fez agir como uma... BOBA!
Para eu começar a notar essa diferença entre amigos e vampiros, primeiro comecei a realizar algo em meu ofício e isso provocou a concorrência, a inveja, insegurança e a traição dos meus tão amados amigos-vampiros.
Sempre dizem que a pessoa que se destaca profissionalmente, ganha dinheiro, realiza seus objetivos e é feliz muda seu jeito de ser, vira ‘'estrela'', fica arrogante e essas coisas... BOBAGEM... A verdade é que as pessoas mudam em relação a ela.
As pessoas a nossa volta não se conformam com o fato de sermos felizes e realizados, não vibram por nós e nossas conquistas e aí começa a entrada na toca do coelho.
‘'Como pode revolta-se contra mim, aquela ‘'AMIGA''que eu mais ajudei? No tempo que ela mais sentiu a derrota, eu estava lá, pronta a ajudar. Quando ela não tinha nada, lá estava eu, pronta para lhe dar. Quando ela sonhava, lá estava eu, pronta para vibrar. Quando ela não tinha para onde ir, lá estava eu, mostrando a direção. Quando ela estava sozinha, lá estava eu, lhe fazendo companhia. Quando ela estava desacreditada, lá estava eu, acreditando. Lá estava eu, sua amiga... Uma amiga com todas as diferenças que me cabe, mas que nunca desistiu da amizade, nunca disse não, não lhe faltou com a sinceridade, nem muito com a minha amizade. Fiquei ao seu lado nos momentos que você mais chorou, estive contigo quando você mais precisou. Deu-lhe força, deu-lhe coragem, ofereci o meu mundo, dividi os meus sonhos e sabe o que eu ganhei no final? A sua Revolta... Criei uma cobra sem mesmo saber o que estava fazendo! Ajudei de coração aquela que mais tarde fez da minha ajuda a arma contra mim mesma. Mas eu continuarei aqui e você estará sempre atrás... Rodeando a minha vida, meus conhecidos, meus sonhos, tentando de alguma forma chegar perto do que você deseja ser... Ser eu! Ter a minha vida! Os meus sonhos! A minha verdade! ‘'
E a amizade dela se transformou na inveja maior. Tenho por definição pessoas invejosas aquelas que tentam destruir quem elas admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte... Cansei de me perguntar como pôde toda a minha ajuda e amizade lhe causar tanta raiva e dor? Essa é a famosa AMIGA VAMPIRA INVEJOSA!
‘'Como você pode querer como seu aquilo que é meu
Como você pode passar como suas as idéias que são minhas
Que mania é essa de tentar manipular e colocar para baixo quem só te colocar para cima
Que egoísmo há em você que tem medo de me ver crescer
Que maldade há em seu coração que só sabe me dizer não
O que você acha merecer de alguém que você só sabe esquecer
Por que você não consegue se doar a quem você só faz precisar
Perde tanto tempo em disputar com quem apenas te quer ver brilhar
Que feio ver como ameaça aquela que não te vê como concorrente
Que vergonha suas atitudes de querer tudo para você
Infelizmente tenho que te dizer que nada tem quem muito quer
Fique alerta para seu egoísmo não ser seu derradeiro consolo
Aprenda a ser mulher sem precisar se oferecer
Fama, dinheiro e poder não compram a verdade que você faz tudo para não ver
Ser sua amiga já não dá por não ter como confiar
A sua insegurança é tanta que não te deixa vibrar''
E a amizade dessa outra virou uma disputa de ego no meio de um circo de ilusões... Essa é a AMIGA VAMPIRA INSEGURA.
Enfim, existem vários tipos de vampiros. O necessário é aprender a sentir o que sua intuição lhe diz para se manter em segurança. Quando se tem dúvida dos sentimentos de alguém em relação a você, fique esperto, não existem dúvidas, apenas seu sexto sentido trabalhando a seu favor para protegê-lo.
Amizade é uma via de mão dupla, jamais anda apenas numa direção. E quando ela é verdadeira, não necessita ser convocada, estará sempre lá à disposição.
Com certeza hoje percebo que é raro encontrar alguém pelo caminho que podemos fechar os olhos e ter convicção de que essa amizade não lhe trará decepção, o lado bom de tudo isso, é que SIM, existe possibilidade de acontecer... E quando acontece é uma benção para ser guardada no coração.
Dê valor ao seu amigo... Das formas mais encantadoras possíveis!
Sempre gosto de repetir, se todos nós déssemos as mãos, quem sacaria as armas?
Amigos e vampiros existem, basta aprender a notar a diferença...
Ofereço aqui a minha mais profunda gargalhada a todas as pessoas que se sentiram espertas o suficiente para tentar me enganar em relação a uma amizade inexistente, vocês me ensinaram tanto, inclusive que se eu desejo uma personalidade serena, não posso esquecer a lei: Nunca esperar nada ou muito das pessoas.
Existem dois tipos de pessoas, aquelas que passam por decepções e ficam lamentando e aquelas que agradecem a Deus as decepções como forma de amadurecimento... Eu fico com a segunda opção.
Meus amigos de verdade? Meus pais, meus irmãos, minha cunhada, meus cachorros, enfim, minha família e alguns outros que posso contar nos dedos... O resto se a até Deus duvida imagine eu?
Tina Kara 
Dia 04.02, sexta-feira é aniversário do meu melhor e grande amigo. Dedico esse texto a ele com todo o meu amor e amizade.
Parabéns PAPAI (Alípio R. F. Cara), pelo seu aniversário. Muita paz e toda saúde do mundo para você. TE AMO.
Parabenizo também a minha amiga Carol Quintino Gomes, grande cenógrafa da Rede Globo que aniversaria dia 02/02, juntamente com Iemanjá (Odoiá, Odofiaba)
E lembranças a alguns amigos que conto nos dedos:
Sérgio Mallandro (Um ser humano maravilhoso)
Sebastião Maciel (Grande autor. Tem o dom da escrita)
Maicon Montoro (Ator merecedor)
Nelsinho Nejaim (Excelente produtor e diretor)

Por um tempo, resolvi desistir de tudo...
Não foi porque tudo que eu sempre sonhei estava difícil demais de conquistar, nem mesmo pela falta de coragem de seguir adiante... Mas de repente minha vida e meus sonhos tornaram-se cinzas e sem graça.
E aquela menina que se sentia imbatível, que adorava sorrir e vivia sonhando, planejando, construindo e acima de tudo, acreditando, caiu numa depressão que parecia não ter mais fim.
Foram dias, posso dizer meses chorando, onde o próprio reflexo no espelho me causava dor e sofrimento.
Na verdade, tudo começou com uma grande tristeza de promessas alheias mentirosas, em seguida de amizades falsas e destrutíveis que me apunhalaram pelas costas, e em questão de muito pouco tempo tudo que eu acreditava tornou-se mentira, falso e desleal.
E isso doeu demais...
E nessas horas de dor, de angústia é que realmente percebemos quem são nossos verdadeiros amigos, nossos companheiros e acima de tudo, quem realmente é humano com o próximo.
Então percebi que a minha única saída era voltar para perto da minha família... Os meus verdadeiros amigos.
É incrível, mas quando realmente precisamos de uma mão amiga, de um colo para chorar ou mesmo de um silêncio que te traga proteção, é sempre a família que está ao nosso lado!
Estou aprendendo tanto... Nunca tive uma fase na vida, até aqui, que me fizesse enxergar as coisas como elas realmente são.
Dizem que tudo é pelo amor ou pela dor, acho que no meu caso, tem sido pelos dois.
As pessoas estão cada vez mais individuais, pensando em si próprio apenas. É tão cruel perceber que não se pode confiar em mais ninguém, ter que calar-me na dor, nas lágrimas e principalmente, nas alegrias e nas conquistas.
Passamos tempo demais nos preocupando com a vida dos outros, fazendo intrigas entre as pessoas, correndo atrás dos nossos objetivos e esquecemos o que realmente importa.
O importante é a família, a união, o amor... Pelo sim ou pelo não, em algum momento todo mundo acaba por se sentir sozinho, com uma imensa vontade de parar, desistir de tudo... Momentos de tristeza também fazem parte da história de cada um.
Infelizmente a maioria de nós aprende através da dor... Da perda!

 

 

Minha maior frustração foi perceber que onde eu tentava me encaixar, quanto mais procurava alguém para me apoiar, mais a dor aumentava, foi então que percebi que é tão raro e tão difícil encontrar uma pessoa, uma única pessoa sequer que te estenda a mão, te diga uma palavra de conforto pelo simples fato de querer te ver melhor, te fazer sorrir, por compaixão, por solidariedade ou mesmo por pena.
Todos aqueles que estavam ao meu lado sumiram, foram embora sem deixar notícias, desapareceram...
Sendo que quando eu estava bem, me sentia feliz, eles estavam ali, a disposição, presentes e se fazendo verdadeiros... Na verdade, eles estavam ali sim, querendo o tempo todo me ver para baixo, me deixar mal, querendo me fazer acreditar naquilo que eles pensavam e não naquilo que eu acreditava... Então percebi que ser como eu era, incomodava tanto, que a única solução seria me destruir.
Eles tentaram mesmo, de todas as formas, posso até assumir que quase conseguiram me destruir, se não fosse por um único detalhe, meus pais, que vieram à tona na minha memória, e de repente, tudo que eles sempre me alertaram e que muitas vezes eu discuti, briguei, neguei, não acreditei, era a maior das verdades. Passei a minha vida toda ouvindo dos meus pais como a vida funcionava e nunca lhes dei ouvido, achava que comigo seria diferente, que eles eram ultrapassados e tudo havia mudado, mas hoje percebo, analisando os conselhos que meus pais me deram, as frases e pensamentos dos grandes gênios, os ditos populares, a vida é assim exatamente como ela sempre foi...

Estou aprendendo tanto... Nunca tive uma fase na vida, até aqui, que me fizesse enxergar as coisas como elas realmente são.
Dizem que tudo é pelo amor ou pela dor, acho que no meu caso, tem sido pelos dois.
As pessoas estão cada vez mais individuais, pensando em si próprio apenas. É tão cruel perceber que não se pode confiar em mais ninguém, ter que calar-me na dor, nas lágrimas e principalmente, nas alegrias e nas conquistas.
Ninguém quer ver mais ninguém feliz, tudo isso virou uma guerra de egos e vaidades sem fim, quem destrói o inimigo primeiro... E o que fazer quando não quer inimigos, batalhas, e nem guerras... Não se aceita concorrência, disputas e intrigas... O que fazer quando quer ser livre, alegre como criança, falar o que pensa e sentir o que quer, sem vergonha, sem julgamento, ser eu mesma, melhorando a cada dia... Ser sincera sem medo e amiga com coragem... Sumir, desaparecer, afastar-me? O que fazer?
Acho que a resposta é viver quieta, falar com os anjos, brincar com minhas cachorras e confiar apenas em Deus.
Não contar mais meus planos para ninguém, nem meus desejos, nem meus medos, não dividir minhas conquistas e nem meus fracassos, não falar dos meus pensamentos e nem dos meus sentimentos... Ouvir apenas e calar-me sempre... Sorrir sempre, mas não dar abertura... Não usar mais o EU!

 


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS