"O mensalão nunca existiu..."

Armaram para mim, para me tirar da vida pública, de uma possível sucessão do Lula”. Estas palavras são do advogado e ex-ministro chefe da casa civil, ex-todo poderoso do governo Lula, José Dirceu. Ele esteve recentemente no programa Roda Viva da TV cultura. Sempre com seu ar superior, meio cínico, Dirceu falou sobre os fantasmas que rondam o governo do PT e a sua própria pessoa.

Ele não disse nada que não fosse mais ou menos esperado. Fico sempre a me perguntar se são todos inocentes, se a TV mente além do que deve, ou se nós não entendemos bulhufas do que se passa nesta... Neste país. “Não há nenhuma prova contra mim. Não conheço nenhum Marcos Valério”. Até ai tudo bem. Eles nunca conhecem ninguém mesmo. Eu não sei como é que a Dilma não disse não conhecer a Nilcéia...  É tão difícil provar algo contra algum político brasileiro. Afinal, eles estão por trás do judiciário, do legislativo e do executivo! Quem mais pode ir contra eles? Político condenado neste país é sinal de muito pouca influência. Ah! Você tá na cadeia por que não conhece ninguém meu amigo!(esta seria a fala de um político visitando outro na cadeia).

Outra frase interessante que me chamou a atenção foi: ”O PT não rouba e não deixa roubar.” Esta dá até trabalho para comentar. É o tipo de frase que se você estiver em uma mesa de bar com os amigos, todo mundo ao ouvir engole seco, e fica sem resposta (todo mundo do PT, é claro).

A respeito da regulamentação da lei de imprensa, que sou a favor, Zé Dirceu disse: “o PT não quer colocar uma mordaça na imprensa. A maioria dos países desenvolvidos possui leis de regulamentação de imprensa. Juízes no Brasil tem medo da mídia. Dificilmente vão contra ela.”

Falou do presidente Hugo Chávez dizendo: “ele não é ditador. Venceu oito eleições. Tem maioria no congresso. Não renovou concessões de veículos de comunicação, por que estes apoiaram um golpe civil militar contra seu governo.” Neste ponto concordo com Dirceu. O governo Chávez é democrático. Ele vence eleições e referendos que convoca em seu país. Não fechou canais de TV. Ele não renovou concessões. Tudo dentro da democracia. Seu país cresce e se desenvolve.

Chávez investe em educação mais do que o nosso país. Em 2012 haverá eleição na Venezuela. Chávez pode perder. Isto é um governo democrático.  Os que estão contra seu governo foram aqueles que foram prejudicados com sua chegada ao poder. Faça um levantamento. São as regiões mais ricas que mantêm oposição a Chávez. E não tivemos tantos escândalos de corrupção na Venezuela como no Brasil. Não aconteceram fraudes nas eleições como as que aconteceram na eleição de George W.bush contra Al Gore.

Sobre Dilma, Dirceu disse que ela venceu as eleições por conta própria (?). Não foi por causa do Lula (?). Difícil até de comentar isto. Os jornalistas do Roda Viva ficaram perplexos.

Sobre o Irã, Dirceu disse que não concorda com a teocracia que lá se desenvolve. Mas que também discorda da pena de morte nos Estados Unidos e da intolerância de Israel para com os Palestinos( entendo que o que os judeus fazem com os palestinos, é algo muito próximo do que os alemães fizeram com os judeus  na segunda guerra). De fato ele está certo. Será que acontecem coisas piores com os iranianos do que o que está ocorrendo com os Palestinos? Com os iraquianos e afegãos? Tudo isto provocado por países dito democráticos e que defendem a liberdade? E por qual motivo o Paquistão, Israel e a Índia podem possuir bombas de destruição em massa e o Irã não? Será que é por que o Irã não é aliado dos americanos? “Dirceu afirmou o seguinte:” o Irã está agindo de acordo com o tratado de proliferação de armas nucleares. “Eles não podem ser pressionados desta forma.”

Para encerrar, as eleições americanas. O presidente Obama sofreu uma derrota nas urnas. Sua figura que vinha sendo colocada como de um “messias”, salvador de um povo, está quase indo por água a baixo. Sua popularidade despenca e toma uma goleada nas últimas eleições de meio de mandato. Sarah Palin e o partido republicano, que até pouco tempo não aceitava mulheres e ainda não possui negros (ou não aceita?), promete complicar o governo Obama. Sarah disse que Obama não é homem suficiente para governar os Estados Unidos (ou será que é por que ele é negro?). Obama terá de enfrentar nos próximos anos a emergência da China que vem como um tsunami derrubando todos pela frente, e buscar uma solução para a alta taxa de desemprego, que desde que assumiu o governo dobrou. Outros presidentes já enfrentaram derrotas similares, e conseguiram virar o jogo, mas estes não tinham contra si o peso do preconceito racial que por lá é muito grande e que já começa a se manifestar em várias partes do país. O crédito messiânico de Obama começa a se desfacelar, e veremos se o mesmo terá forças para se reerguer.  Grande abraço.  Alex Grijó.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS