É policídio que se fala?

policidio

*Marcos Espínola

Com o avanço da criminalidade que registramos desde a década de 80 tornou-se comum em nosso vocabulário palavras como homicídio, genocídio e feminicídio. Infelizmente, a crescente "onda" de assassinatos de policiais nos últimos anos traz mais uma expressão para a língua portuguesa que retrata a realidade crítica dos agentes de segurança: o policídio.

Há quase 25 anos, de 1994 pra cá foram quase 3.400 policiais mortos, sem contar os mais de 15 mil feridos. Números que revelam outro lado da farda que, além das vidas perdidas e das sequelas muitas vezes irreparáveis, representam um alto custo para os cofres públicos. Mais de R$ 2,32 bilhões, fora próteses, medicamentos e fisioterapia.

O que causa ainda mais tristeza é se compararmos o número de casos solucionados de todos os crimes de homicídio do Brasil. Somente cerca de 8% deles são solucionados e os responsáveis pagam pelo cometido. Se pensarmos nos crimes contra policiais, esses números devem ser ainda piores.

Na são poucos os casos de policiais aposentados por invalidez. Cidadãos mutilados, paraplégicos e tetraplégicos. Seres humanos acamados, dependendo de sondas, fraldas, cadeiras higiênicas e da solidariedade alheia. Histórias trágicas que marcaram as vidas de famílias inteiras. Relatos comoventes e inacreditáveis de quem sobreviveu por milagre à violência urbana.

O lamentável é que muitos desses, que se tornaram estatística, nutriam em si o sonho de vestir uma farda e proteger a população. Viver integralmente o exercício da profissão. A maior parte desse público se sentia feliz em poder combater o crime e proteger direitos e deveres da sociedade, do cidadão. Mas hoje, uns partiram e outros amargam a invalidez e encontram-se feridos e impotentes, física e, principalmente, psicologicamente. Somado ao trauma, ainda há a falta de apoio, de assistência e a dificuldade ao acesso de benefícios que possam proporcionar o mínimo de dignidade para viver.

Enfim, nesse cenário atual, cuja insegurança predomina, o policídio é uma realidade e aqueles que dele escaparam são símbolos da violência desenfreada.

 

*Advogado criminalista

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS