Enredo 2019 da Tuiuti que não quer indenizar família de radialista morta em 2017 é alusivo ao ex-pres Lula?

samba enredo tuiuti 2019

A direção da escola de samba Paraíso do Tuiuti, vice-campeã 2018 na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca, divulgou a sinopse e a logomarca do seu título-tema-enredo 2019: “O salvador da pátria” de criação e que será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, com o qual a agremiação tentará um novo feito conforme a conquista desse inédito vice. Haja vista, o seguinte.

A Paraíso do Tuiuti tem enquanto cores oficiais amarelo & azul e é vizinha & afilhada da verde-rosa Estação Primeira de Mangueira que foi 5ª colocada em 2018, tendo se sagrado campeã em 2016 e 4ª colocada em 2017. Na oportunidade a Paraiso do Tuiuti se “superou”. Ou seja, ao final de um trágico desfile oficial apresentado pela agremiação, a radialista Liza Carioca infelizmente veio a falecer dois meses depois vitimada pelos ferimentos que sofreu causados por um carro alegórico desgovernado pertencente à Paraiso do Tuiuti.

Cuja agremiação, a despeito disso, acabou se livrando do rebaixamento, graças à virada de mesa patrocinada pela LIESA através dos votos favoráveis das presidências das escolas de samba a ela filiadas, com exceção da Mocidade Independente que acabou “comprando” o título de co campeã 2017. Um dos sete votos favoráveis que foi “comprado” foi o presidente-executivo da Paraíso do Tuiuti, Renato Ribeiro Marins o ‘Thor’ que recentemente assumiu enquanto vice a presidência-executiva da liga das escolas de samba da 2ª divisão/Serie A (LIERJ) devido à renúncia do então presidente Déo Pessoa.

Registre-se que o citado presidente-executivo da Paraíso do Tuiuti, através do advogado da agremiação, acaba de rejeitar acordo de conciliação judicial para indenização à família da falecida radialista Liza Carioca. O que está revoltando a filha da falecida, Raphaella Anastácia que postou sua manifestação de indignação, na rede social Facebook e reproduzida pelo SRzd-Carnaval.

Por último, na seção Espaço Aberto, no site Galeria do Samba, estão acalorados os debates prós e contrários acerca da sinopse, logomarca e do título-tema-enredo 2019 da Paraiso do Tuiuti: “O salvador da pátria” considerado de parte a parte alusivo ao ex-presidente Lula, à sigla da agremiação (PT) além da logomarca dar ideia de ser alusiva ao falecido guerrilheiro revolucionário argentino Ernesto Che Guevara.

 

*torcedor da Portela, militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) - é jornalista.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS