É chapa-branca o samba de Neguinho da Beija Flor que exalta a seleção brasileira.

neguinho da beija flor

Tem a cara do compositor & cantor-intérprete-puxador Neguinho da Beija Flor, o samba chapa- branca alusivo à seleção brasileira de futebol na Rússia 2018, cuja obra musical é de coautoria e foi por ele gravado sob o título: “Eu quero essa Copa”.

Em outras palavras, embora conte com excelência na qualidade em melodia-ritmo-DNA ou a sempre heterogênea identidade do gênero da Música Popular Brasileira, samba, à medida que tal obra musical tem letra-rimas-poesia hipócrita pretendendo “criticar” os inerentes problemas estruturais do capitalismo como corrupção, faltas de saúde, escolas e universidades públicas com excelência na qualidade e que sejam obrigatoriamente gratuitas e universalistas isto é para todos e todas.

Tudo isso é agravado pela equivocadíssima utilização de imagens da Polícia Militar (que urge ser extinta) praticando as nefastas, criminosas e corruptas repressões-ocupações às comunidades pobres, oprimidas e majoritariamente negras das periferias das cidades através das famigeradas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

No final da letra, rimas e poesia ou licença-poética no samba: “Eu quero essa Copa!” equivocadamente é cantado ‘é campeão’ (sic). Ocorre, caso a seleção brasileira de futebol masculino conquiste o título neste ano de 2018 na Rússia, será o hexa ou o sexto título de campeão da Copa do Mundo. Afinal, já conquistou o penta ou cinco títulos de campeão em 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Japão e Coreia do Sul).

Essa imprecisão na letra do samba: ”Eu quero essa Copa!” tem tudo a ver com os perfis filosóficos-políticos-ideológicos dos compositores-sambistas-coautores dessa obra musical. Haja vista, embora o próprio Neguinho da Beija Flor isto é Luiz Antônio Feliciano Marcondes já tenha dito à mídia especializada ‘não gostar’ do seu timbre vocal por considera-lo ‘meio rouco’ ele é um ótimo cantor-intérprete-puxador do gênero samba de enredo, assim como também é um cantor de sucesso da Música Popular Brasileira.

Entretanto, por ocasião do seu casamento realizado em pleno sambódromo Prof. Darcy Ribeiro (1922-1997) a passarela da Avenida Marquês de Sapucaí dia 23/02/2009, ele pôs como padrinho o então alcaide de Macaé, um burguês & oligárquico prefeito da atual capital nacional do petróleo. Tudo, porque tal então Chefe do Poder Executivo Municipal (que se encontra inelegível) o tinha nomeado funcionário-fantasma na prefeitura de Macaé durante alguns anos, inclusive enquanto Subsecretário Municipal de “Cultura”.

Por último, os outros dois coautores do samba: “Eu quero essa Copa!” são os compositores o engenheiro-empresário amazonense Murilo Rayol e o carioca Sidney Myngal que concorrem com obras musicais na escola de samba sediada em Duque de Caxias, Acadêmicos do Grande Rio. Não por “mera” coincidência, essa agremiação e a Beija Flor de Nilópolis são comandadas por nefastos não-sambistas verdadeiros representados por contraventores penais do jogo de bicho e de outras criminalidades conforme integrarem máfias como a do bingo e das máquinas caça-níqueis, os quais atualmente são apelidados de empresários zootécnicos.

 

*Almir da Silva Lima torcedor do Fluminense Football Club & da Portela – é militante do Movimento Negro Socialista (MNS), da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) e jornalista.

Clique sosbre o link logo abaixo para ouvir o samba

https://www.youtube.com/watch?v=agnHi74RO0M&t=75s

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS