O treinamento para o socialismo

Socialismo

Por acaso, esta manhã, tive o desprazer de ouvir o comentário diário do fracassado cineasta Arnaldo Jabor, na CBN, emissora do Sistema Globo de Rádio, integrante da rede de lavagem cerebral que assalta este país já há décadas.

Nada mais comum do que ouvir por aí pessoas repetindo como papagaios ou digitando Internet afora ipsis litteris as exatas palavras do dito comentarista e de outros instrumentos usados para o mesmo fim. Esse efeito de conseguir que as pessoas repitam seus ditos sem pestanejar e sem raciocinar é o objetivo final da operação de lavagem cerebral executada com maestria também pela mídia radiofônica.

Hoje, o colunista se referiu ao socialismo como derrotado e extinto. Não diz ele que a implantação do socialismo se dá por meio de um processo de reformas estruturais em sociedades motivadas para esse fim. Em lugar algum desse mundo, até hoje, um processo semelhante se deu. Em todos os casos que se tentou implantar o socialismo, houve necessidade do endurecimento do sistema, o que causou insatisfação e insegurança na população.

Portanto, é falsa qualquer alusão ao verdadeiro socialismo tomando por base as sociedades tidas como socialistas não originadas de processos de reformas estruturais e motivadoras, mormente no Leste Europeu.

Em contrapartida, esses comentaristas vetores da lavagem cerebral em momento algum se dedicam a analisar as vantagens do capitalismo, tido como a solução de todos os problemas da humanidade.

Até mesmo nos Estados Unidos, a Meca do capitalismo, o modo capitalista de viver nega atenção aos desfavorecidos financeiramente. A lógica nacional é a da concentração da renda. A regra básica é: “se você puder pagar, ótimo; se não puder, dane-se”.

Nos países capitalistas da América Latina, África e Ásia prevalecem o desabrigo, a fome, a doença e a exclusão social.

Em compensação, em alguns países da Europa Ocidental e da Escandinávia, o Estado impõe altos tributos sobre a renda, a propriedade e a herança. Em alguns deles, a alíquota incidente nessas circunstâncias alcança 70 ou 75%%. Esse rigor fiscal permite a redistribuição de renda, o que introduz a preocupação social até mesmo no desumano capitalismo.

O capitalismo nessas sociedades demonstra que o capitalismo puro e simples foi quem faliu. O fato de as pessoas nessas sociedades terem boa parte de sua renda transferida para o Estado atuar socialmente ressalta que elas estão sendo treinadas para viver em uma sociedade socialista.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS