Ator & empresário negro Antônio Pitanga será enredo 2019 da Porto da Pedra

Antonio pitanga

O ator & empresário negro Antônio Pitanga, 75 anos, será o viés artístico-cultural e o fio condutor de homenagem no tema-enredo (ainda sem nome) da escola de samba são-gonçalense, Unidos do Porto da Pedra, na 2ª divisão/Série A do carnaval carioca 2019. Afilhada da coirmã União da Ilha, neste ano a Porto da Pedra ficou em 3º lugar. Os desfiles oficiais do carnaval carioca são organizados pela liga cuja sigla é LIERJ e realizados na passarela Prof. Darcy Ribeiro, o sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Tais desfiles são bancados pela subvenção da prefeitura às escolas de samba e a empresa municipal de Turismo (RioTur) os organizam em parceria com a LIERJ. Afinal, apesar de a folia paulistana ter sido privatizada este ano, incluso o sambódromo e a SP Turis, a arte, a cultura e o turismo afetos ao carnaval e ao mundo do samba, são áreas estratégicas do interesse público e da prioridade absoluta, a Educação.

Fundada na data alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, 08/03/1978, a Porto da Pedra em 40 anos jamais tinha homenageado um artista negro ------- Antônio Pitanga será o 1º. Nascido na Bahia, ele é ator cinematográfico desde 1960 tendo no currículo 58 filmes. Há seis anos, através de sua produtora Ganga Zumba, ele empresaria o carnaval na cidade argentina San Luis. Já a Porto da Pedra teve três passagens pela 1ª divisão/Grupo Especial do carnaval carioca onde sua melhor colocação, 5º lugar, ocorreu em 1997. O que atualmente equivale a voltar no desfile das campeãs.

Na oportunidade, o enredo apresentado foi: “No reino da folia, cada louco com sua mania” (notas 10 + 9,5 + 10 + 10) desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, atualmente no carnaval paulistano. O samba-enredo (notas 9,5 + 10 + 10 + 10) foi o de coautoria dos compositores Vadinho, Carlinhos e Pinto, que foi gravado em disco, cantado e puxado na Avenida pelo então intérprete oficial Wantuir Oliveira o qual, para o carnaval 2019, voltou a ser o intérprete oficial da Unidos da Tijuca.

Por último, em 2018 a Porto da Pedra apresentou o enredo: “Rainhas do rádio – nas ondas da emoção – o tigre coroa as divas da canção!” (notas 10 + 10 + 10 + 10) desenvolvido por quem desenvolverá o de homenagem a Antônio Pitanga, o carnavalesco Jaime Cezário. E o samba-enredo (notas 9,7 + 9,7 + 9,7 + 9,8) foi o de coautoria dos compositores Bira, Oscar Bessa, Duda SG, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Guilherme Aguiar, Adelyr, Bruno Soares e Rafael Raçudo, gravado em disco, cantado e puxado na Avenida pelo interprete oficial Luizinho Andanças.

 

Porto da Pedra 1997 Letra e Samba - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=CBXxNZ-ptRw

Unidos do Porto da Pedra 2018 - Gravação Oficial - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=_QAA4OUAKH0

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS