A eleição deste ano na LIESA e o raio X das viradas de mesas no Carnaval Carioca 2017 e 2018.

escolas samba rj

A aelidada Liga “Independente” das Escolas de Samba, da 1ª divisão/Grupo Especial (GE), do Carnaval Carioca, cuja sigla é LIESA, realizará entre os meses de maio e junho deste ano, eleição para Presidente, Vice mais oito Diretorias (Carnaval, Tesoureiro, Patrimônio, Secretário, Jurídico, Comercial, Social, Assessor de Imprensa), Conselho Deliberativo (presidente, vice, secretário, assessor jurídico) e Conselho Fiscal (presidente + três titulares + três suplentes). Desde a última eleição da LIESA ocorrida em meados de 2015, passaram a constituir um vitalício Conselho Grandes “Beneméritos” (CGB) com oito integrantes, sendo três egressos do extinto Conselho “Superior” (CS).

Os três membros do ex-CS o atual CGB são o pres. de “honra” da Beija Flor o ‘Anísio’ o apelidado empresário zootécnico Aniz Abrahão da David mais os empresários zootécnicos o pres. executivo da Imperatriz Leopoldinense o ‘Luizinho’ Luiz Pacheco Drumond e o grande “benemérito” da Unidos de Vila Isabel o ‘Capitão’ Ailton Guimarães Jorge. Aos quais se juntaram, através de eterna chapa-única, os também empresários zootécnicos Jaider Soares pres. de “honra” da Grande Rio e ‘Carlinhos Maracanã’ Carlos Teixeira Martins grande “benemérito” da Portela mais o presidente Chiquinho da Mangueira, Marcos Aurélio Fernandes ex-presidente da Estácio e o pres. da LIESA Jorge Castanheira.

Este, pra esclarecer, é um economista trazido em 1995 do mercado de capitais pelos três citados empresários zootécnicos ex-membros do CS e atuais integrantes do CGB da LIESA. Ele cumpre o 4º mandato de presidente sempre através de chapa única. Ele ainda não declarou se concorrerá ou não a mais um mandato, na eleição da eleição da LIESA em maio ou junho próximo, tendo decidido isso na última hora em 2015 quando se auto elegeu um dos vitalícios grandes “conselheiros” da LIESA. Haja vista, ele dizia ser “contrário” as viradas de mesas do ano passado e deste, responsabilizando os presidentes das agremiações, pois, são quem votam soberanamente nas assembleias gerais deliberativas da LIESA.

Em 2017, na virada de mesa para o não-rebaixamento da última/12ª colocada Paraíso do Tuiuti consta que apenas a direção da Mocidade Independente teria votado contrário. Já para dar o título de co campeã 2017 à Mocidade Independente, a direção da Portela isolou-se votando solitariamente contra tal dupla virada de mesa que rasgou o estatuto da LIESA e o regulamento do Carnaval. Votaram a favor as direções da Mocidade Independente, Grande Rio, Tuiuti, S. Clemente, União da Ilha, Unidos de Vila Isabel e Mangueira. Se abstiveram as direções da: Beija Flor, Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca e Salgueiro. Já na virada de mesa deste ano, ocorreu o seguinte.

Como os presidentes da ascendente Unidos do Viradouro e da Unidos de Vila Isabel que ainda não tinham assinado o “manifesto” para virada de mesa, ambos deixaram até mesmo de se absterem. Então, os presidentes da Portela Luiz Carlos Magalhães e Chiquinho da Mangueira, este provavelmente porque está de olho em sua difícil reeleição de deputado estadual neste ano, foram os únicos a votarem contra. Assim, espera-se que o presidente da Portela encabece uma chapa concorrente independente, na eieição da LIESA em maio/junho, tendo Chiquinho da Mangueira enquanto candidato a vice.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS