Erros na CF, A&A e fantasias levaram a campeã 2017 Portela ao 4º lugar em 2018.

portela carnaval 2018

 

Campeã 2017 pela 22ª vez com 269,9 pontos quando não apresentou erros em tais quesitos, a Portela acabou em 4º lugar em 2018 porque falhou no acabamento de algumas fantasias, alegorias/adereços (A&A) e na concepção da comissão de frente (CF). Neste quesito, as últimas três notas 10 válidas obtidas pela agremiação ocorreram em 2009 quando foi 3º lugar com 397,9 pontos através do enredo: “E por falar em amor, onde anda você?” dos jornalistas Cláudio Vieira e Marta Queiroz, desenvolvido pelos carnavalescos Lane Santana e Jorge Caribé, e CF a cargo do coreógrafo Jorge Teixeira. A vice com 398 pontos foi a então bicampeã Beija Flor e se sagrou campeã o Salgueiro com 399 pontos.

Autointitulada em termos de marketing como a Majestade do Samba por ser a maior vencedora do Carnaval Carioca, a Portela em 2018 apresentou enquanto tema desenvolvido pela carnavalesca-mestre Rosa Magalhães, o enredo: “De repente de lá pra cá, dirrepente de cá pra lá” que obteve do quadro de julgadores da LIESA quatro unânimes notas 10. Mas, o samba-enredo que contou com os sub quesitos letra-rimas-poesia e melodia-ritmo-DNA ou a sempre heterogênea identidade musical de uma escola de samba, embora tenha descrito magistralmente como espécie de samba/xote o tema-enredo, acabou obtendo do quadro de julgadores da LIESA notas 9,9 + 10 + 9,8 (descartada) + 10.

Assim, embora merecesse quatro notas 10, o samba-enredo 2018 da Portela, de coautoria dos compositores Samir Trindade, Elson Ramires, Neyzinho do Cavaco, Paulo Lopita 77, Beto Rocha, J. Sales e Girão, acabou não obtendo os 30 pontos máximos válidos. O que significa dizer, tendo os quesitos CF a cargo do coreógrafo Sérgio Lobato obtido notas 9,9 + 9,9 + 9,9 + 9,8 (descartada) e os quesitos fantasias obtido notas 10 + 9,8 (descartada) + 10 + 9,9 e A&A obtido notas 10 + 10 + 9,9 + 9,8 (descartada) a Portela acabou sequer não obtendo os 269,9 pontos conquistados em 2017 quando se sagrou campeã. Ou seja, em 2018 tendo a Portela obtido 269,4 pontos acabou ficando em 4º lugar.

Uma vez que a direção da Portela corretamente anunciou ter renovado o contrato profissional para o Carnaval 2019 da carnavalesca-mestre Rosa Magalhães. E como a Águia Altaneira & Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira conta com um elenco de profissionais-sambistas gabaritados para as notas 10 em todos os quesitos inclusos a citada CF a cargo do coreógrafo portelense de coração Sérgio Lobato. É esperado o mesmo em relação ao restante do elenco, por parte da direção da agremiação mais coirmã-madrinha, a que conta com mais torcida organizada além de ser a mais vitoriosa do Carnaval Carioca com 22 títulos, sendo por isso em termos de marketing a Majestade do Samba.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS