A Televisão e a Letargia no pensar

Não vem de ontem a percepção de que a TV precisa mudar. É infinitamente óbvio que cada programação movem rios de dinheiro e estratégias em marketing para prender a atenção das pessoas em horas corridas de programação. É hilário pensar que nós como audiência viva conhecemos toda a programação de janeiro à dezembro, quer um exemplo simples?
Em janeiro período de férias, temos Big Brother, pois une a família em volta da Tevê para assistir uma outra família vivendo em seus dilemas comuns dentro de um confinamento. Agora; se eles são carta-marcada, anônimos ou aspirantes a celebridade eu não sei, sei que a nova definição de família dada pelo dicionário Houaiss se encaixa bem na proposta, ele diz; Família: “núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si relação solidária”. Certo, mesmo espaço(...)
Quase um mês depois aportamos no carnaval e entendemos o que é o esforço simultâneo de diversas pessoas para serem vistas uma vez ao ano, e na sequência serem esquecidas. Tirando as celebridades que tem cobertura o ano inteiro, sobram apenas figuras do folclore carnavalesco como: Gari Sorriso, Selminha, Neguinho da Beija-Flor e as peladas da avenida.
Entre junho e julho começa a baixar a poeira dos torneios estaduais, para ganhar ênfase o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, é quase certo que esse ano continuará o sensacionalismo e o frisson da imprensa quanto a tragédia com a delegação da Chapecoense (em Novembro de 2016) além de crises e batalhas nos bastidores que fazem a família se juntar para assistir aqueles programas off-campo de domingo à noite.
Sônia Abrão, Leão Lobo e Amim Khader, continuarão com a corda toda em metralhar a opinião pública com factoides e aparições “gloriosas” dos famosos, além de Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e trupe decidirem sobre o carisma e dom que os candidatos tem, deixando de fora toda a análise musical.
Mas nem tudo é velho! Veremos nesse ano, dezenas de comediantes tentando capturar a tapas o sorriso do telespectador solitário que não sabe escolher o A que parece o B, ou o B que parece o A, (tudo isso pela falta de sangue novo que ouse fazer a coisa um pouco diferente.  Fátima Bernardes e suas enquetes maliciosas, e convidados que só comem.
Além disso 2016 deixou um legado: o discutir política, eu mesmo achei que seria página virada mas não foi. Teremos a tentativa de eliminar o Temer de vez, e de reafirmar que a Dilma sofreu um golpe. Chamaremos o vizinho de coxinha – sem nem saber se foi produzida pelo MBL ou pelo Bolsonaro. Política de mequetrefes, para mequetrefes.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS