‘Sir’ Chico Buarque

Na escala hierárquica da nobreza estão os títulos de Duque, Marques, Conde, Visconde e Barão. Na idade média esses fidalgos eram a elite, e recebiam do rei um pedaço de terra onde faziam o que bem entendessem. Com o passar do tempo outros títulos nobres foram surgindo, alguns nem tanto elite assim. Como o rei ‘disso’, a rainha ‘daquilo’, os príncipes, os mestres e os menestréis.

O Brasil é um país repleto de monarcas, de imperadores e de Cartolas. A música brasileira é muito fértil, gera gênios, poetas, malucos e boêmios. Um representante autêntico da maior escala da nobreza brasileira, não só na música, mas em tudo o que diz respeito à corte e aos súditos, é sem dúvida o senhor Chico Buarque de Holanda.

Chico Buarque está para o Brasil, assim como Paul McCartney está para o Reino Unido. É literalmente um ‘Sir’, que se vivesse em terras britânicas já teria sido honrado pela Rainha. O protagonismo político de Chico é notório, todos sabem de que lado ele está, o que pensa sobre o momento político atual. 

Chico Buarque me representa desde sempre, mesmo quando brincava de ‘Julinho’, aliás, acredito que, mais do que despistar a censura, Chico criou esse personagem popular para ficar mais perto da gente, como se não bastasse sua presença nas letras de suas músicas.

Se tem alguém no país que tenha unanimidade, mesmo com o carimbo da burrice como disse Nelson Rodrigues, esse alguém é o ‘Guri’ da ‘Construção’. Os playboys das esquinas do Leblon não sabem com quem foram se meter.

Ricardo Mezavila.
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS