2016, o ano do caos

A teoria do "quanto pior melhor" é mais evidente do que a cara de conspirador de filme russo de Michel Temer. Sem escrúpulos, o Congresso vem manobrando para que os projetos de interesse do governo sejam rejeitados na Câmara, quer dizer, estão fomentando e alimentando a crise para gerar um cenário de caos que contribua para a queda da aprovação da Presidenta Dilma Rousseff. 

Assisti a  um vídeo postado em uma mídia social, onde uma senhora rasga seu título de eleitor em protesto contra a decisão do STF,  que indicou o rito que se deve dar ao pedido de impedimento da Presidenta. Além de rasgar o título, a senhora pediu a intervenção militar, talvez por ser contra o voto e a democracia.

Infelizmente o ódio tem sido o tom que as pessoas têm dado ao delicado momento político. Muitas pessoas, como a senhora revoltada do vídeo, não fazem uma leitura isenta do contexto, não leem o que os golpistas dizem, na maior cara de pau, quando são entrevistados. Tramam à luz do dia e em frente às câmeras a forma de como fragilizar a economia, como piorar a crise para saírem beneficiados com a nossa revolta.

As ruas são o termômtero, ora esquenta, ora esfria. No Rio, no dia 13 de dezembro, data em que o AI-5 completava quarenta e sete anos, os manifestantes, quase todos brancos, entraram em confronto com um grupo de skatistas da Baixada Fluminense, quase todos pretos, que estavam na Avenida Atlântica confraternizando, como fazem em todos os finais de ano.
Essa atitude é temerária e pode acirrar um conflito de classes sem construção ideológica, edificada em cima do ódio gratuito.

A mídia, através de seus bem artiulados comentaristas políticos, de seus gabaritados e respeitados articulistas, introduzem de maneira massificante  a ideia de que a corrupção é coisa de agora, do governo do PT. Não escrevem uma linha sobre as investigações e as prisões só estarem acontecendo agora, justamente no período em que o partido demonizado por eles, governa. O objetivo principal das manobras para derrubar a Presidenta é o fim das investigações, só não vê e não entende quem não quer.

A política nunca foi tema recorrente no nosso cotidiano, nos locais de trabalho, escolas e, de uma hora para outra, vemos muita gente reproduzindo opiniões sem analisa-las criticamente, apenas copiam as frases de interesse de um grupo e as compartilham. A estratégia "problema-reação-solução" vem sendo aplicada de forma exaustiva. Divulgam o tempo todo que o "problema" é o PT, esperando a "reação" das ruas e a "solução" é o impeachement.

No ano do caos e da "crise" criada pelos que têm medo da polícia federal e do ministério público, não se deixe contaminar pelo vírus da intolerância, não rasgue seu título porque o STF agiu de forma democrática e dentro da legalidade, para suturar uma ferida que se alastra no Congresso, que cresce soturnamente nos gabinetes dessa gente que prega e age em função da falência da economia, para depois colocar palavras em sua boca.

Ricardo Mezavila.
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS