A lama, de Mariana ao Senado

A tragédia anunciada da tsunami de rejeitos minerais descendo sobre o município de Mariana (MG), que devastou tudo pela frente, avançou pelos municípios vizinhos, feriu de morte o Rio Doce, destruiu a flora e a fauna, que são os meios de subsistência de muitos dos moradores daquelas regiões, e chegou ao mar do Espírito Santo, ainda não foi totalmente avaliada. Na verdade, as consequencias são imprevisíveis, pois os efeitos negativos ao meio ambiente e o impacto disso nas próximas décadas, necessitam de mais tempo para serem respondidas.

Os executivos da mineradora SAMARCO são tão responsáveis quanto as autoridades que negligenciaram o controle sobre os sub-produtos dos minérios explorados. Há informações de que a mineradora financia candidaturas políticas, inclusive teria financiado a do governador de Minas. Essas empresas visam exclusivamente o lucro, deixando em plano secundário as medidas de segurança efetivas, fazendo uso daquelas de menor custo.

A lama da barragem rompida parece que chegou também em Brasília, mas precisamente, no Senado Federal. O senador Delcídio do Amaral, líder do governo, foi pego em um dos maiores escândalos da República. De acesso fácil pelos corredores do Congresso, o senador, que foi ungido à diretoria da Petrobrás pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, transitou pelo PSDB do MS antes de se filiar ao PT. É um político influente tanto no governo, como na oposição.

Se o STF mantiver sua prisão, e Delcídio optar pela delação premiada, as barreiras que separam os políticos dos rejeitos será rompida, e a lama da corrupção invadirá todos os níveis de governo.

Ainda sobre o caso “Delcídio”, na gravação ele cita o nome de alguns ministros do supremo, do vice-presidente da República, do prefeito do Rio de Janeiro, e até do senador Romário. Como na canção da Legião: “da favela ao senado, sujeira para todo lado”. Vamos esperar para ver no que vai dar. Enquanto isso solidarizo com as vítimas de Mariana, e com todos nós, porque também somos vítimas de crime ambiental.

Ricardo Mezavila
Autor de “As conversas que tivemos ontem”

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS