MESA DE CABECEIRA (Fome de cultura na ditadura)

http://www.jornalorebate.com.br/474/087.jpg

Meu saudoso Pai (1) era amigo do João Goulart. Em 1962, Jango assume a Presidência da República. Pede para meu Pai deixar Porto Alegre para ser redator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (Maior veículo de comunicação do Brasil, na época).  Com o golpe militar de 64, Jango foi deposto e meu velho demitido, preso e torturado. Foi recuperado moribundo pelo General Cordeiro de Farias, amigo de nossa família. Nunca foi comunista.  Vários “comunistas de carteirinha” trabalhavam na Rádio. Cito Mário Lago, Dias Gomes, Paulo Gracindo, Vanda Lacerda e outros. Todos demitidos e penalizados.
Nossa vida degringolou... Fui enviado para casa de parentes, no Sul. Namorei prima irmã. Tio descobriu... Fui expulso. Consegui vaga em uma pensão da pior qualidade na Cidade Baixa (2). Oito homens no mesmo quarto. Já habitava em mim o vício da leitura. Certo dia, resolvi não almoçar. Fiz um lanche. Com a grana que sobrou, comprei fio, bocal, tomada e lâmpada. Enrolava no beliche...  Lia de tudo. Até mesmo jornais e revistas descartados. Numa noite, o dono da tal pensão pegou-me em flagrante, lendo de madrugada. Fui multado, pois a luz deveria ser desligada às dez da noite. Até sarna peguei neste local!

http://www.jornalorebate.com.br/474/10689738_804011506310823_6099329210000473563_n.jpg

Papai ajudou muita gente e deixou muitos amigos no Sul. Saudoso Ruy Paraguassú quando tomou conhecimento de minha situação, procurou-me...: “Tu vais morar na minha casa. Não precisarás pagar nada. Nem comida”. Deu-me de presente uma maravilhosa máquina de escrever. Este “empurrão” alavancou minha vida. Estudando como um doido, passei no concurso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Não aguentei a labuta amarga. Em um ano, pedi demissão e voltei para o Rio. Nunca mais minha carteira de trabalho foi assinada. Especializei-me em Marketing Cultural, no Centro Cultural da Faculdade Cândido Mendes de Ipanema. Montei Escritório de Arte. Contabilizo trinta e quatro mostras de Arte nos lugares mais interessantes de Copacabana e Búzios. Inaugurei oito novos espaços culturais. Somente no saudoso e chiquérrimo Le Meridien Copacabana, montei quatorze mostras. Tenho Galeria de Arte onde nada esta à venda. Meu acervo. Quarenta e duas telas – de diversos tamanhos – assinadas por treze artistas. 

Vejam a loucura do trauma. Noutro dia, diarista veio limpar nossa casa. E ela...: “São dez as miudinha”. E eu: “Estas falando do quê?”. “Das mesinhas pequenas. Limpei todas”.  Não tinha notado. Nem nunca me liguei nisto. Inconscientemente fui adquirindo. Sou rato de antiquários... E, tenho também pés de abajur para todas elas...

Vida que segue. 

____________
1. Ovídio Chaves. Jornalista, Compositor e Poeta premiado pela Academia Brasileira de Letras.
2. Cidade Baixa era uma localidade pobre do centro de Porto Alegre. Hoje em dia é o lugar da moda. Tipo Baixo Leblon e Baixo Gávea. Bons restaurantes...

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS