Dia dos pais. Duas mensagens para homenageá-los

Doutrinando o filho

1.Não se descuide da boa formação do seu filho. Em termos de estudo, tempo despendido não é tempo perdido. Ao acumular saber ele estará apto, não só para resolver seus problemas, mas para resolver os problemas do mundo!
2.Cumpra promessas que lhe fizer. Prometer e não cumprir é criá-lo frustrado, numa expectativa sem fim.
3.Esteja sempre ligado ao seu filho, como um cordão umbilical, nas horas alegres, e, sobretudo nas horas difíceis. Esteja junto dele quando precisar de você, para que ele não se afaste quando dele você precisar!
4.Seu filho não vai bem nos estudos? Converse com ele energicamente. Cobre-lhe esforços para melhorar. Diga-lhe poucas e boas, e que quando um filho não se propõe, o pai se indispõe...!
5.O contato humano amistoso alarga sorrisos, estreita amizades. Como, então, cumprimentar alguém, mão aberta e coração fechado?
6.Fale ao seu filho de Deus, ensine-o a crer e amar o Altíssimo, pois é no corpo que crê e tem fé que Deus faz sua morada!
7.Pai, amor e ódio andam sempre juntos e misturados. Doutrine seu filho, pois se o seu coração perder amor o ódio ocupará o espaço.
8.Alerte seu filho para jamais fazer julgamentos precipitados por suposições e ´achismos´. Lembre-se, a cadeira elétrica já executou muita gente inocente!
9.Pai consciencioso, que bem educa seu filho acredita em tudo o que ele disser, sem necessidade de provas ou explicações.
10.Se seu filho estuda uma profissão e tem incerteza do estudo, oriente-o a abrir nova porta e seguir novo caminho. É baixo o custo de desistir na hora certa do que tardiamente, pois o arrependimento cobra um preço altíssimo.
>> 

Educar para não punir

Incentive seu filho a ler bons livros. Ler bons livros nos ensina lições que sempre gostaríamos de aprender e nos leva a lugares onde sempre gostaríamos de ir!

Os livros ensinam, os pais educam, a vida diploma. A escola é o mundo, sem bandeiras nem fronteiras, com salas de aula a céu aberto. A educação pulula nos lábios paternos, nas ações, nas diretrizes – sempre as melhores, ensinamentos com didática, experiência e amor.
As lições de um pai vêm da literatura dos ancestrais, acumulada por séculos, e, mais que enciclopédias, são lições de existência e substituem os melhores doutorados do mundo.
A lâmpada de um filho são os olhos do pai; os rastros do filho os passos paterno. Na ausência do pai há a escuridão do amanhã e veredas incertas guiadas por mãos estranhas. Um bom futuro o filho constrói com os alicerces do pai.
A voz paterna pune com rigor, e acalma qual suave melodia. Antes uma bronca que orienta que um elogio falso, antes a ´presença´ que educa que a  omissão que ´vicia´, antes o grito para indicar o perigo que o acidente pelo silêncio.
Os braços de um pai devem estar abertos para libertar o filho para o mundo, e para recebê-lo e aconchegá-lo quando retornar.
Pai, eduque seu filho melhor que seu pai educou você. Amplie seus horizontes, alargue seus limites, aprofunde seus saberes. Ontem, hoje, amanhã, e de geração em geração!

Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro Ebook “Ensinamentos de Pai para Filhos”
Adquira-o em www.amazon.com.br

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS