Amanhã vou lá hoje!

O escritor Umberto Eco, autor de “O nome da rosa”, entre outros livros de sucesso, disse em entrevista recente que “a Internet deu voz aos imbecis”. O escritor deu a entender que hoje em dia, qualquer pessoa, sem o menor comprometimento e interesse pela cultura e informação, pode opinar sobre qualquer assunto sem que, necessariamente, saiba sobre o que está comentando.

A consequência disso é a expressão on top of trends, importada do mundo corporativo e do fashion world, que serve de termômetro para a mídia explorar o bizarro e o inexpressivo dos fatos, fazendo com que se tornem pautas para os “articulistas” de ocasião, os ensaístas da futilidade, que postam comentários absurdos e às cegas.

Outro perigo é o revezamento entre o inimigo público número 1. Todo dia surge um diferente e, invariavelmente, é alguém que fez algum comentário na contramão do famigerado “top trend”. Se alguém critica o senso comum porque não comunga com sua posição,  passa de herói a vilão em dois “posts”, tempo agora se mede pela velocidade de um comentário, daí cai na rede e vira inimigo até que surja outro.

Ainda na mão do autor de “A história da beleza”, parece que até a solidariedade foi banalizada. Não é difícil encontrar grupos se abraçando por causas estranhas e chorando por vidas desconhecidas. Isso soa muito piegas, excessivamente apelativo e sentimental, parece enredo de canção brega. Essa analogia colocaria qualquer famoso na condição de candidato a inimigo público número 1.

O escritor italiano ainda disse que “a Internet é perigosa para o ignorante e útil para o sábio porque ela não filtra o conhecimento e congestiona a memória do usuário”. Imagino como deve ser complicado para um intelectual de oitenta anos, que viveu produtivamente em um período de intensos debates consistentes, ter que corrigir erros publicados a seu respeito na Whikipédia.

Por isso, temos de ter cuidado com o que falamos, porque podemos estar infringindo alguma regra acéfala do grupo que controla o que você pensa, o que você faz e o que você diz. Na dúvida é melhor confundir, por isso quando passar pela guarita diga: amanhã vou lá hoje!

Ricardo Mezavila
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS