Carimbo social e solidário

Em décadas passadas alguém que tivesse alguma limitação física ou intelectual sofria preconceito causado pela falta de informação, tanto de seus familiares, quanto da sociedade em geral. Isso ainda não está totalmente resolvido, mas a qualidade da informação trouxe um olhar mais compreensivo e menos ignorante sobre essa realidade. Estados e municípios criaram secretarias próprias que atendem quem precisa de atenção especial; promovem fóruns e convenções para a proteção e promoção dos direitos e dignidade dessas pessoas.

Apesar das conquistas sociais e dos avanços da ciência, ainda se discute a forma adequada de chamar a pessoa com deficiência. O uso de um vocabulário inadequado pode refletir preconceito e gerar mal estar. O Brasil ratificou o termo Pessoa com Deficiência, com valor de emenda constitucional em 2008, da decisão resultante da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas – ONU.

Segundo os que se debruçaram sobre o tema, não podemos nos referir a alguém como sendo portador de alguma deficiência, porque ela não a porta, não carrega a sua deficiência, ela a tem. O termo cadeirante, também segundo os que participaram da convenção, deve ser evitado, porque a cadeira de rodas é o instrumento que a pessoa utiliza para se locomover, e não o que ela é.

Quando a pessoa com deficiência for olhada mais como pessoa e menos como deficiente essas terminologias, politicamente corretas, não serão como carimbos na pele. Os parlamentares precisam olhar com mais eficiência e objetividade para essas questões. Temos que ter a consciência de que nem toda deficiência é congênita, ela pode ser adquirida. Qualquer um pode se tornar um deficiente de uma ora para outra e ter toda sua vida modificada e atrelada a cuidados especiais.

Discussões técnicas e acadêmicas à parte, deixo de lado minha verve poética para pegar emprestado um texto de Mario Quintana e homenagear minha terna e especial filha, Júlia Morena, que é portadora de muito amor, de muita esperança, de altruísmo e fé. “Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência que é dono do seu destino... paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda... diabético é quem não consegue ser doce”.

Ricardo Mezavila
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS