A ejaculação precoce dos anjos

Talvez o personagem Zé Bonitinho seja a representação do homem nacional embalado e etiquetado. Todos já fomos um pouco Zé Bonitinho pelo menos uma vez na vida. O personagem do ator Jorge Loredo, tinha o lado exibicionista como seu traço principal, mas também tinha a dose exata do cafajeste, do conquistador, do malandro, do sedutor que todo homem tem, ou se não tem, devia ter.

Não adianta o cara se vestir bem, ser educado, bonito, ter dinheiro, se não souber conversar. Zé Bonitinho não tinha nenhuma dessas qualidades, mas tinha “lábia”, toda mulher gosta de ouvir indiretas sedutoras, gosta de atitude e de confiança. O que torna o homem atraente não é o perfume do “Ralph Lauren Polo Blue Eau” ou um jantar no “Shin Zushi”. O que o torna atraente é fazer tudo isso e ainda tomar uma Brahma no balcão do botequim, sem perder a atenção da mulher.

Às vezes a assepsia traz embutida um traço sociopata, um transtorno de personalidade que, com certeza, é melhor manter distancia. O copiloto alemão da Germanwings, que sonhava com aviões caindo, tinha um comportamento parecido. O que seria um voo romântico pelos Alpes Franceses para os marroquinos recém-casados, se transformou em tragédia. É preciso cautela em avaliar alguém pela aparência, não existe um padrão de comportamento perfeito, os anjos também têm ejaculação precoce.

O borogodó da questão está na seqüência, na evolução do conjunto, nem para mais nem para menos, está na dosagem da bobagem com o comprometimento. Não conheço ninguém feliz sem ser bobo. Ser mocinho e bandido é importante para que a mulher se sinta protegida pela lei e pelo poder paralelo na falta dela. Não concordo com Nelson Rodrigues quando disse que “mulher gosta de apanhar”, nem com Vinícius de Moraes que falou que “beleza é fundamental”. Prefiro acreditar que não há fórmula, a coisa flui sem que se saiba como, se é gostoso e faz bem, então é bom.

Se por acaso a estrada estiver cansativa e longa, se está difícil achar o Zé Bonitinho, recicle. Faça como os artistas fazem quando estão no ostracismo, comece tudo de novo, mas de outro jeito. Gal Costa, por exemplo, está gravando só Lupicínio; Frejat está mostrando versão acústica de seus sucessos e Baby do Brasil lança DVD que repassa sua carreira. Mas se quiser radicalizar, faça como a Elba Ramalho, que disse que está cansada de se “autoplagiar”.

Ricardo Mezavila.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS