Brasil – fábrica de criminosos

O projeto de lei ora em tramitação na Câmara dos Deputados que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos reforça a visão que analistas políticos sóbrios têm sobre os políticos brasileiros. São, em sua grande maioria, ineptos que cuidam de seus próprios interesses.

A essência do projeto, se é que há uma essência em tal aberração, caracteriza-se pelo caminho mais fácil e pela preguiça de pensar ao abordar a questão.

A pseudo-solução proposta no texto é imediatista e eleitoreira, já que ser político no Brasil transformou-se em profissão. O projeto de lei simplesmente combate o efeito e não a causa. A lógica desaconselha este caminho. Todos sabemos e os políticos também sabem que esta opção não resolve o problema.

Por que submeter o jovem infrator ao ambiente infecto, revoltante e moralmente demolidor de nosso sistema penitenciário? Que frutos esperam nossos políticos colher ao aprovarem este caminho?

É consenso universal que as sociedades mais justas e iguais têm muito menos problemas com a criminalidade. A sociedade brasileira é uma das mais injustas e desiguais do planeta. A título de ilustração, vale dizer que não é suficiente combater a febre, mas eliminar a causa da infecção.

Ademais, nosso Código Penal é por demais frágil em suas punições. Em pouco tempo os infratores estão de volta à liberdade sentindo-se ainda mais excluídos, mais revoltados e treinados para violar a lei.

Evidentemente, reduzir ou eliminar a injustiça em nossa sociedade tomará tempo, mas é um processo que precisa ser iniciado em algum momento. Políticos sérios têm o dever de enfrentar esta questão desde que assumem seus cargos.

Nós eleitores temos a obrigação de escolher gente sóbria para as funções públicas, o que não tem sido o caso até hoje. Dentre os membros de nosso parlamento pode-se contar a dedo aqueles que atendem às qualidades necessárias para iniciar o processo de tornar nossa sociedade mais justa e igual.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS