O GUARDADOR DE PÁSSAROS

ENTREVISTA – LUIZ GUSTAVO ALVES e HIGOR FERNANDES

http://www.jornalorebate.com.br/455/01.gif
Luiz Gustavo Alves e Higor Fernandes em cena de O Guardador de Passaros

Como a vida que se alterna a cada mudança que passamos, numa perspectiva da Fênix que renasce a cada fim de sua existência, assim é “O Guardador de Pássaros”, um espetáculo ousado, com profundidade e a capacidade de instigar seu locutor a infinitas possibilidades.
A história se passa em três existências de vida e mostra o desespero do Guardador em salvar Boss “O Pássaro”, já morto, que reencarnará em Gabriel jovem.
Como os anjos, eles serão punidos pelo Senhor por terem pecado e como homens, pagarão com a própria vida pela insanidade.
Estrelada pelo dramaturgo, diretor e ator Luiz Gustavo Alves, que domina com excelência, perspicácia e com grande resposta todos os questionamentos que trás, e conta também no elenco com Higor Fernandes, que consegue se conectar de corpo e alma com seu parceiro de cena em total sintonia.

Fica em cartaz no Teatro Ruth Escobar, a partir das 21h30 do dia 9 de janeiro de 2015, toda sexta até dia 27 de março de 2015.
Ingressos R$ 50,00 – meia: R$ 25,00

Entrevista com Luiz Gustavo Alves e Higor Fernandes

Marcelo Rissato: Luiz, como surgiu a ideia do espetáculo?
Luiz Gustavo Alves:  Em 2009, escrevi “O Guardador de Pássaros”, baseado na morte de todos os pássaros que eu mantinha num viveiro. Fiquei chocado e tinha necessidade de desabafar. Então trouxe a baila o espetáculo como um exorcismo.

Marcelo Rissato: Higor, você faz televisão no momento. É muito difícil conciliar o trabalho da TV com o do teatro?
Higor Fernandes: No momento estou fazendo uma participação na novela Chiquititas. Está sendo uma experiência muito feliz, pois gosto muito de trabalhar para esse público. Quanto a rotina, está tranquila, pois gravo pouco e dá pra conciliar as gravações da novela com os ensaios do espetáculo.

Marcelo Rissato: Você acredita na vida após a morte?
Luiz Gustavo Alves: Marcelo, querido. Por incrível que pareça, eu acredito. Depois dos últimos acontecimentos, eu lembro de William Shakespeare. “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa sonhar nossa vã filosofia”.

http://www.jornalorebate.com.br/455/02.gif
Higor Fernandes e Luiz Gustavo Alves

Marcelo Rissato: E você Higor, acredita que essa existência é apenas uma passagem?
Higor Fernandes: Sim! Creio que muita coisa nos aguarda, e o que plantamos vamos colher aqui ou em outra passagem.

Marcelo Rissato: O que significa essa vida pra você Luiz?
Luiz Gustavo Alves: Resgatar o que fiz nesse existência e nas outras. Um grande aprendizado. Me tornar um ser humano melhor.

Marcelo Rissato: Qual a relação que o espetáculo tem com a sua vida?
Higor Fernandes: Uma relação de aprendizado. A obra tem me permitido sentir “mais” tudo em minha volta. Esse processo fez com que meus sentidos se aguçassem, estou mais aberto para troca, para o próximo, para amar, sentir, falar... Pra viver.

Marcelo Rissato: Essa obra é uma trilogia. Como percebi, em outros trabalhos, você adota esse estilo de conexão em suas peças como se fossem três trabalhos fundidos em um. Não é muito mais difícil trabalhar dessa forma? Não pode confundir o público?
Luiz Gustavo Alves: Você conhece meus trabalhos. O Guardador não é uma trilogia. Eu diria que é uma perseguição em três vidas. A busca pela felicidade, pela proteção de quem se ama. A critica me chama de autor complexo. Minha amiga Magali Biff foi e chamou o espetáculo de “ousado”, que não é matemática, não é para entender. É para sentir.

Marcelo Rissato: Higor, você já havia feito feito algum trabalho teatral desse nível?
Higor Fernandes: Sim, Marcelo. Tive o prazer de dar vida a bons personagens, que me trouxeram muitas alegrias, mas "O Guardador de Pássaros",vem de encontro com uma fase boa do Higor, de amadurecimento artístico e pessoal, e quem ganha é o "Gabriel – Boss". Os primeiros contatos com o texto me fazia arrancar os cabelos, doidinho (risos). Foi um mergulho alucinante no universo desse autor complexo e apaixonado, que é o Luiz Gustavo Alves.

Marcelo Rissato:  Seus trabalhos sempre são de alguma forma polêmicos, com temas fortes. Você gosta de chocar o público?
Luiz Gustavo Alves: Sim. São polêmicos. Acredito que não gosto de chocar o público, e sim fazer com que aconteça uma reflexão profunda do foi visto. Que a pessoa saia do espetáculo com algumas respostas, mas com certeza não sairá ileso depois de ver O Guardador de Pássaros.

Marcelo Rissato: Higor, quais são seus objetivos daqui pra frente, teatro ou televisão?
Higor Fernandes: Pergunta fácil (risos). Quero os dois. Sou um ator dando os primeiros passos, quero me experimentar, me investigar. Quero teatro, cinema e televisão. Os trabalhos que me permitirem isso, serão sempre bem vindos.

Marcelo Rissato: E você Luiz, quais os seus planos depois dessa peça?
Luiz Gustavo Alves: Voltar com o projeto “Joana D'Arc e Oliver Parte I – O Homem que o Mundo Criou”, e com “Oliver Parte II – O Anjo Rebelde”.

Marcelo Rissato: Quais suas expectativas para o futuro?
Higor Fernandes: Saúde, paz de espírito, sorte e sabedoria pra fazer boas escolhas e continuar exercendo meu ofício com dignidade.

Marcelo Rissato: O que você consegue extrair de melhor do Guardador de Pássaros?
Luiz Gustavo Alves: Amor... paixão. Cuidados com o outro, enquanto o outro estiver contigo. Fazer o espetáculo é um grande ato de ousadia. Estou feliz demais com esse trabalho e com a parceria de  Higor Fernandes.

Agradeço o carinho e disposição com a qual Luiz Gustavo Alves e Higor Fernandes me receberam e concederam essa entrevista. É com muita satisfação que desejo aos dois todo sucesso do mundo.

MARCELO RISSATO

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS