Matar para não morrer

Os recentes assassinatos de policiais no Rio de Janeiro trazem de volta a discussão sobre a violência e a segurança pública. De um lado, as vozes que insistem em dizer que a polícia daqui é a que mais mata, e de outro, aqueles que sabem que nossos policiais também são os que mais morrem. Enfim, ambos os lados têm razão, pois estamos falando de causa e efeito. Eles matam sim, mas para não morrer.

Vivemos em estado de guerra. Vale lembrar o Estudo Global sobre Homicídio 2013, divulgado pelo Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas, no qual revelou que duas em cada três pessoas mortas nos países das Américas são assassinadas com armas de fogo. No Brasil, o índice é ainda maior, com 70% das mortes.

Segundo o estudo, as armas de fogo foram utilizadas em 41% dos 437 mil homicídios no mundo em 2012. A facilidade de acesso e a grande circulação de armas de fogo no país destacam o Brasil nessa tendência que se tornou marca da violência homicida. Somente em 2013 foram 50 mil pessoas mortas no país, sendo 35 mil por arma de fogo.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Publica, países como a Colômbia, o México, a África do Sul e o Brasil apresentam números de violência interna muitas vezes superiores a conflitos armados. Se comparados às mortes no confronto como de Israel com a Palestina são menores. Mas, em guerras como a do Vietnã, que durou cerca de duas décadas, o número de mortes foi 25% inferior ao de um milhão de vítimas apresentadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos.

Portanto, fica notório o fato dos agentes de segurança estarem expostos, protagonizando essas estatísticas tanto de um lado quanto de outro. Na linha de frente do combate às facções cada vez mais organizadas e violentas, a estratégia de defesa muitas vezes está num instante que pode valer a própria vida. Alvejados por bandidos destemidos, o que resta é o revide. Uma decisão em fração de segundos na qual significa matar ou morrer.

Enfim, analisando racionalmente, nossa sociedade está doente com um mal chamado violência, consequência da cultura do "jeitinho brasileiro" que visa o "se dar bem a qualquer custo". Corrupção, desvio de dinheiro, abuso de poder e tantas outras mazelas, certamente, são a causa do efeito cascata que acaba em sangue derramado.

Advogado criminalista

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS