Jogo bem jogado

Na reta final para o pleito, as argumentações dos mais variados candidatos ficam mais fortes e a estratégia é manter o equilíbrio e desestabilizar o adversário. A política bem praticada é muito bonita e reforça o espírito da democracia, no qual todo cidadão é livre e pode gozar da liberdade de expressão. O bom debate, essencialmente os transmitidos nos canais da TV aberta se tornam, efetivamente, numa possibilidade de avaliação do eleitor para propostas, promessas, planos e postura de cada um que ali se apresenta.. É o momento do jogo que é bem jogado, com regras, respeito e jogo de cintura para perguntas e respostas, no geral, objetivas e esclarecedoras.

É claro, que os mais pessimistas podem criticar, mas esses, em sua maioria, fazem parte da parcela que está desacreditada e decepcionada. Porém, a própria democracia nos ensina que a mudança que considerarmos necessária pode e deve começar com cada um de nós. O voto tem que fazer a diferença, sendo um instrumento renovador.

O povo carioca e fluminense tem suas críticas e reivindicações, no entanto devemos reconhecer que muita coisa mudou. Se antes éramos governados de forma “isolada”, ou seja, sem qualquer comunicação e relacionamento com as outras esferas, nos últimos anos essa realidade mudou. O entendimento com os governos federal e municipal foi essencial para alguns passos dados e para conquistas que colocaram o Rio ainda mais nos holofotes do mundo.

Muito se questionou sobre os grandes eventos que realizamos, mas é inegável que, tanto os religiosos quanto os esportivos, além de inúmeros de ordem corporativa, foram sucesso que deu ao Rio o lugar de destaque internacional que sempre mereceu.

Tudo isso comprova que é possível se houver seriedade e gestão. Estamos passando por transformações que podem contribuir ainda mais com a mobilidade urbana da Cidade. Claro que há ainda muito que fazer, e temos que torcer para que todos os projetos vão até o final para o bem de todos os cariocas.

Segurança, saúde, educação talvez sejam os setores que constituem o pilar para o desenvolvimento não só do Estado do Rio de Janeiro como do país. Precisamos acreditar que a nossa escolha será voltada para a promoção de melhorias nesses setores, onde cada um, possa ter uma gestão qualificada e bem conduzida. Para isso, mais uma vez, é preciso jogar o jogo bem jogado, no qual o lado político interaja com o setor técnico, onde cada um realize o melhor para a sociedade.

*Advogado criminalista

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS