UM ROTEIRO MAGREBINO PARA GUSTAVE AIMARD 

Para quem gosta de política externa, os últimos acontecimentos são uma aula da máxima: “dividir para imperar”.  Muito antes do império   dos césares essa ideia guiava lideres versados na arte da guerra e foi com o irônico Maquiavel que tivemos tais expedientes, usados pelos príncipes expostos.  Os EUA são o aprimoramento da técnica; dividir, iludir, produzir factoides e sombras, adicionando o ensaio de Carl von Clausewitz:  A Guerra (Le général de Clausewitz. Sa vie et sa théorie de la guerre Paul Roques, e RODRIGUES, Thiago. Guerra e política nas Relações Internacionais. São Paulo: Educ, 2010.

Recentemente, uma figura encapuzada saiu de seu anonimato para as páginas dos jornais com ofensivas recentes sobre o Iraque. Depois de distribuir o caos na Síria, Abu Bakrpara, mais conhecido como Califa Ibrahim", chefe do Estado Islâmico e Levante, nome que se resume na sigla ISIL ou ISIS ou (inglês, antes se chamava Estado Islâmico Iraque e Sírio e Levante). Esse grupo, há pouco mais de um mês, distribuiu na web imagens de tratores abrindo caminho na Síria rumo ao Iraque.

 A Síria foi porta no surgimento desse grupo como tal no mundo islâmico, foram eles os elementos que desestabilizaram o país e agora se voltaram para o Iraque em uma empreitada bem sucedida. O Iraque foi um dos países a quem os EUA também prometeu a sua exportação predileta: “a democracia capitalista despersonalizada”, hábito que levaram a outros lugares do mundo no decorrer da história.

O grupo almeja a difícil tarefa de uma restauração em um estado religioso mais radical, uma teocracia que “uniria através da violência e das armas”. O ISIL ao adentrar no Iraque com a ajuda dos sunitas (grupo islâmico mais amplo que tem seu nome originário de um livro que seguem biografia do Profeta Maomé, SUNA) redesenha as fronteiras deixadas pelos colonizadores franceses e ingleses que dividiram toda a região em diversos estados, destruindo o Império Otomano que sonhava e mantinha toda a região unida contra os ingleses. Mas esse novo desenho pode ter a anuência dos velhos especialistas ingleses.

No filme Lawrence da Arábia você pode ver todo os desenrolar dessa história e de quebra a ação de um tipo precursor dos infiltrados de hoje, o próprio Lawrence, transformado em herói na visão de muitos pelo cinema. (Vale a pena assistir e rever).

O fato é que ISIL tem crescido assustadoramente, sendo um grupo entre os chamados terroristas com muito capital. Hoje, ela controla uma área que vai de Aleppo, capital síria, até a Dyala no Iraque. Muitos de seus componentes estavam na Europa, especialmente na Espanha, França e Reino unido. Eles engrossaram as fileiras desse grupo rumo a Síria com intuito de desestabilizar e derrubar o governo de Bashar al Assad.
O grupo tem uma atuação forte pelas redes sociais, porém com características de mercenário. Sendo originariamente uma dissidência da Al Qaeda, tem como fonte de renda as doações de muitos partidários discordantes com as políticas na Síria e irã; saudosos de um estado islâmico mais rigoroso. Os doadores são empresários do Golfo em sua maioria, sendo o que se sabe oficialmente, entretanto o lado mercenário se revela nas taxas cobradas pela “segurança” em especial no trajeto de cristãos, onde a promessa exige a conversão ao islamismo (alguns relatam que o Estado e Levante Islâmico tomam suas esposas e filhas e não cumprem os acordos, sendo apenas uma extorsão o q praticam). As taxas são cobradas sobretudo nas regiões que controlam as estradas do Iraque, como um pedágio. Um negócio milionário. As últimas estimativas falaram na casa dos oito. Em ataque ao Banco Central iraquiano, há cerca de um mês, o ISIL conseguiu quatrocentos milhões. O grupo saqueia por onde passa e se torna sempre mais rico.

Outras características interessantes, que nos evocam as tristes primaveras árabes, são o uso do capuz e da internet para demonstrar ações como as publicadas na invasão da fronteira iraquiana com a Síria e declarar ideias, propagar ao grupo e conclamar no Twitter.

Recentemente o governo estadunidense declarou um ataque para evitar ou proteger cidadãos, curiosamente, fotos revelaram algo mais; existe uma base estadunidense oculta até agora no Iraque:
A verdadeira intenção dos EUA não seria bombardear ISIL mas, apenas proteger sua base secreta no Iraque.

An american base in Erbil?

https://www.flickr.com/photos/rougetete/6721936587/

“Ataques aéreos contra Iraque não tem o de destruir ISIl mas para proteger bases US secretas em Arbil”, relata uma fonte de origem muçulmana, muito próxima e esperta na comunidade me relata.. “E mais, nesta operação há uma dupla finalidade: Destruir a estabilidade dos países e o arsenal da resistência além de inspirar no ocidente uma generalizada islamofobia. Inocular ainda o vírus do sectarismo entre os muçulmanos e dividi-los. Obra dos EUA. Atrás de tudo estão os sionistas “, afirma.

Parecendo corroborar suas declarações, estão os fatos e os métodos dos mercenários da ISIL.

Depois, existe a história do” xeique do Mossad”, Shimon Elliot ou Califa Ibrahim ou ainda Abu Bakrpara aqui.  O misterioso encapuzado que citamos no início líder do Estado Islâmico e Levante. Um relatório francês, revela que o Califa é um ex- integrante do Mossad, filho de israelenses. “Não é apenas um agente do Mossad, o israelense chamado "Simon Elliott" ou "Elliott Shimon," foi treinado para chefiar a organização Daesh, a fim de espalhar o caos nos países árabes vizinhos de Israel” afirma o relatório.

Um outro relatório, de origem iraniana corrobora com a informação. “Abu Bakr al-Baghdadi”, filho de judeus, cumpriu serviços de inteligência e foi treinado para espionar, sendo infiltrado em um dos países árabes para avaliar a organização "Daesh". Abu teria sido plantado para criar o caos em todo o mundo árabe e a demolição dos estados, o que aumenta as chances de o controle de Israel sobre a região do Oriente Médio. Ainda segundo a inteligência: “outra fonte confirma o Egy-prima.

http://www.jornalorebate.com.br/438/egyprima.gif

“Com o apoio da foto, uma mídia iraniana descobre a verdadeira identidade do Emir Daesh, um agente sionista treinado. Inteligência iraniana descoberto a verdadeira identidade e completa do emir Daesh, que é conhecido sob o nome de Abu Bakr Al Bagdadei; seu verdadeiro nome é Elliot Shimon. Seu papel no Mossad agente secreto na espionagem sionista. Seu nome falso: Ibrahim ibn Awad Ibn e Ibrahim Al Al Badri Arradoui Hoseini.

O plano: entrar no coração militar e civil dos países que são potenciais ameaças para Israel, a fim de destruir a facilitar, posteriormente, a aquisição pelo estado sionista em toda a área do Oriente Médio, a fim de estabelecer O Grande Israel.”

Em recente entrevista, Hillary Clinton, critica Obama e se confraterniza com israel. “ O ISIL é coisa nossa mas  perdemos o controle” declarou.  Por conta disso, Obama negocia com eles  cada vez mais ...   aqui  e  aqui

Ainda segundo minha fonte magrebina cristã, que não quis se identificar, conta: “Aquilo que é importante explicitar também é que nas entrelinhas, sei das setas (como ela diz para ataques” ataques”) de tantos sunitas que se traduzem como sunitas iraquianos, se queixa minha fonte a mulher magrebina cristã, sobre a manipulação sobre os sunitas contra os outros grupos no Iraque.

Continua: “aqui dizem que sou xiita mas ao contrário eu sou cristã” (xiitas acreditam na adoção certos parâmetros mais rígidos no islamismo essas ações possibilitariam a vinda de um sucessor nascido   entre os últimos descendentes d profeta Maomé. São historicamente rivais dos sunitas, exato por acreditar na vinda de um descendente do profeta que governaria o Islã. Os sunitas por sua vez por crer que esse líder estaria entre qualquer um na população islâmica.) Some-se a esse caldeirão iraquiano a questão curda `com uma longa história de conflitos no país, chamados   Yazidis:  minoria que segue outra religião não islâmica e está por sua vez contra a minoria sunita e Jihadistas (ISIL) unidos.

 Minha fonte ainda afirma “Os sunitas, seita dos oprimidos, que existe no Iraque, Líbano e Síria são aqueles que fazem entrar os Jihadistas”, (ISIL).  (Sunitas são minoria no Iraque e além, dos países citados também no Irã, Líbano, Síria)

ISIL é o elemento corrupto que consentiu a crise síria.

Quem fala algo perde os amigos, fica isolada   eu mesma já perdi tantos, ainda aqui dizem que sou xiita mas ao contrário eu sou cristã 

Muitos sunitas demonstram raiva, reagem, então é verdade o que têm feito.“

Outro fato palpável   é a proibição pelo Estado Islâmico e Levante (ISIL) cada vez maiores, entre bebidas e o fumo menos controversa ao controle das informações e as violações dos diretos humanos, entre elas uma mais forte   opressão sobre as mulheres desde não sair de casa até chegar a mutilação genital, que porem não é há ligação com o islamismo, é um uso tribal africano, que remonta ao antigo Egito.. Minha fonte continua:

“Muitos sunitas estão se deixando levar”

Então a minoria sunita levada por um grupo armado bem mais radical e que não os representa, facilita a entrega do Iraque interesses internacionais e privados, manipulados pelo ISIL que recebe depósitos, armas e tem forte atuação entre jovens muçulmanos atraindo-os com novos meios e certa linguagem também fornecidas, facilitadas, pelos maiores inimigos de uma estabilidade islâmica, em verdade, mas que o ISIL parece pregar. É um jogo de luz, sombras e ... espelho entre esses grupos e ocultos financiadores. Como Israel é um espelho dos EUA não me deixa perplexa.

 http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/08/o-que-obama-disse-ao-califa.html 

Outro aspecto é muito importante e sempre presente nesse emaranhado de eventos: os interesses ingleses na região, de longa memória, um caso à parte, estão hipocritamente atrás dos EUA, o Golfo e Israel nesse apoio maciço e intrincado ao ISIL.

“Os s ingleses sempre estão embaixo, sempre embaixo de tudo, eles.”  Diz minha fonte. Os “NEOCON”- velhos colonizadores destas áreas- dividiram-nas em pequeninas fatias bem o oposto do sonho otomano após vence-los com a ajuda de infiltrados e promessas . Hoje, só mudaram pouco método.

 A ISIL controla todas as riquezas do Iraque nesse momento, poços de Petróleo e .... Um providencial corredor sunita de gás catariano em andamento quase pronto. Reservas descobertas de gás natural do Catar são de cerca de 26 trilhões.... ISIL e quem mais está por trás dele avança cada vez mais pelo TIGRE E EUFRATES....  aqui

Cameron rules out Iraq military action

Aqui mais sobre a situação dramática em que o Iraque se encontra,  a partir da ascensão do  Estado Islâmico e Levante aqui  e mais  aqui   e ainda aqui.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS