Simpósio sobre Síndrome Coronariana Aguda acontece no dia 26 de abril

Doença é principal causa de hospitalização no mundo ocidental

No dia 26 de abril, acontece no Instituto de Pesquisa Sírio–Libanês, em São Paulo, o Simpósio de Síndrome Coronariana Aguda, organizado pelo Hospital Sírio–Libanês em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata–se de um curso de atualização, no qual especialistas estarão reunidos para discutir novos métodos de diagnósticos e o tratamento com novos fármacos para a Síndrome.
A professora Meliza Goi Roscani, docente do Departamento de Medicina da UFSCar e coordenadora da Liga Acadêmica de Cardiologia, explica que Síndrome Coronariana Aguda é um termo utilizado para descrever uma série de doenças resultantes da redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, como por exemplo, o infarto agudo do miocárdio.
A docente relata que a causa mais comum dessa Síndrome é a formação de um trombo no interior da artéria coronária. "Essas placas de gordura na parede das artérias podem provocar o enrijecimento arterial ao longo do tempo. Essas placas podem também se tornar grandes o suficiente para reduzir o fluxo sanguíneo. No entanto, o maior dano ocorre quando elas se rompem levando a formação de um coágulo, que, por sua vez, pode obstruir a passagem do sangue até o coração".
Para Meliza, a discussão sobre a Síndrome Coronariana Aguda é de grande importância já que se trata de uma doença muito prevalente, com alta taxa de morbimortalidade. "É a principal causa de hospitalização no mundo ocidental, sendo também uma das principais causas de mortalidade em países industrializados", relata a professora. Meliza também alerta que, se diagnosticada rapidamente, há grandes chances de melhora do prognóstico a curto e longo prazos.
O Simpósio tem como foco capacitar profissionais médicos das especialidades de Cardiologia, Medicina Intensiva, atuantes em emergência, estudantes e residentes em Medicina, além de profissionais de Enfermagem. São 150 vagas disponíveis. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site iep.hsl.org.br, no qual estão disponíveis outras informações. Contato também pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS