Como a saúde e a beleza caminham lado a lado

Ao se sentir mais seguro consigo mesmo, o indivíduo fica mais propício a ter uma qualidade de vida melhor.
Já é sabido que, sem saúde, o ser humano não tem nada. Mas, nos dias de hoje, muitas vezes, ter saúde coincide com ter beleza. Não a beleza estereotipada, mas a beleza natural, de quem se sente bem consigo mesmo e com os próximos. Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, “muitas vezes a beleza reside na saúde”.

Pacheco, que é graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas da UFPR, comenta que ter saúde é sentir-se bem – e que a beleza faz parte do bem-estar. “O bom funcionamento dos órgãos reflete no exterior, e esse é só mais um dos motivos pelo qual a saúde e a beleza andam juntas”, explica.
Ciente disso, o Doutor, que é especialista em cirurgia plástica, ressalta que muitas vezes procedimentos que causam uma melhora estética e aumentam substancialmente a autoestima do paciente, nem sempre tem essa preocupação como prioridade. “A Blefaroplastia, por exemplo, que é mais conhecida como Cirurgia Plástica das Pálpebras. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sua principal finalidade pode ser médica e não estética, pois ela serve para retirar as bolsas de pele que se formam em cima das pálpebras e atrapalham a visão – e consequentemente, deixam a pessoa que realizou o procedimento com um aspecto mais jovial”, ele diz.
E esse é só um dos exemplos que Pacheco poderia citar sobre como beleza e saúde andam lado-a-lado. “É muito simples, mesmo atitudes que não envolvam cirurgias plásticas fazem parte desse ciclo. Pequenos detalhes como beber bastante água é uma das ações que faz com que o corpo se mantenha em equilíbrio e proporcione um aspecto saudável e bonito”, exemplifica o cirurgião.  
Ele explica que a saúde sempre se manifesta por meio do corpo, através das unhas, da silhueta, da pele e do cabelo que expressam a saúde do corpo. Uma alimentação equilibrada pode ser uma grande aliada, exercícios físicos, dormir bem, não se estressar, e como já citado anteriormente, beber muita água, são as melhores maneiras de manter a beleza e saúde unidas – e em dia.
“Porém, existe quem não fica satisfeito com as soluções naturais propostas, e então procura um médico cirurgião. E entre várias outras, essa é uma das nossas funções: ajudar essas pessoas a reconquistar a sua autoestima, mantendo – e até melhorando – a sua saúde”, explica Pacheco. Para isso, é necessário uma longa conversa entre cirurgião e paciente, e é preciso ficar claro que, apesar da cirurgia, seja ela qual for, o médico não irá fazer milagre. “A pessoa precisa estar ciente das expectativas, do tempo de recuperação e das limitações que podem acontecer nesse período, por isso é tão importante uma conversa entre médico e paciente antes de qualquer intervenção”, explica.
Pacheco ressalta que o mais importante, antes de tudo, é manter a saúde em dia – e então, aliá-la com a beleza, já que não se consegue mais separar as duas nos dias de hoje. “Levar uma vida saudável irá proporcionar a uma saúde melhor e consequentemente, trará contigo beleza, as pessoas precisam entender isso. Nós, médicos, estamos aqui para retocar e ajudar no que for preciso depois. Mas o primeiro passo é o paciente se conscientizar e tomar as atitudes certas”, finaliza o especialista.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site: http://www.alplastica.com

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS